Você provavelmente já se deparou com o termo fanfic, ele nada mais é que uma abreviação das palavras ‘fan fiction’ que significa uma história não oficial — ou autorizada — criada inteiramente por fãs. Essas ficções se baseiam em universos já criados anteriormente por outros autores e que são modificados ou prolongados por outros escritores.
Atualmente existem fóruns e sites dedicados inteiramente a essas produções, o que popularizou cada vez mais essas histórias na internet. Obviamente por conta dos direitos autorais não se ganha dinheiro com isso. Mas você sabe sobre o que se fala uma fanfic e quando surgiu?
O que significa fanfic?
Como já dito anteriormente, fanfic é uma ficção não oficial baseada em uma obra já existente. Os fãs podem se basear em qualquer tema para criar suas obras, é claro que existem categorias mais populares como filmes, séries e celebridades. Esse também é um artifício muito usado para conseguir atrair a atenção de novos públicos e adquirir um reconhecimento maior.
É claro que a forma da escrita conta muito, mas o que geralmente garante a sua popularidade é a interação entre seus personagens. Os leitores procuram histórias onde seus personagens favoritos fiquem juntos ou tenham algum tipo de relacionando, então às vezes a chave para o sucesso de uma dessas histórias é o seu ship — termo utilizado para unificar casais.
Existe uma liberdade maior em escrever uma fanfic do que escrever um livro ou roteiro já que ela não tem um tamanho certo definido, algumas são grandes como uma saga e outras não passam de poucos parágrafos.
Leia também: O que é um ‘Comfort Movie’?
Qual a sua origem?
Se engana quem pensa que fanfic é uma coisa que surgiu nos dias atuais, apesar de não se saber qual é a primeira história imaginada por fãs do mundo, o século XVII era repleto delas — claro que não com essa nomenclatura — sendo um ato bastante comum até entre grandes autores.
Peças de William Shakespeare como Romeu e Julieta, Otelo e o Conto do Inverno são baseadas em obras recentes — da época — de outros autores.
No século XIX, Jane Austen foi a autora com mais obras transformadas em fanfics, além dela. Alice no País das Maravilhas e Sherlock Holmes também não ficam de fora, tendo suas fanfics publicadas até em formato de livros.
Leia também: As irmãs Sanderson de ‘Abracadabra’ são baseadas em bruxas reais?
Tipos de fanfic
Como qualquer meio de entretenimento que continua em expansão, as fanfics desenvolveram um linguajar próprio e vários subgêneros, aqui vão os principais deles.
1. OCs: ‘OC’ é uma sigla para ‘original character’ que significa personagens originais, nesse estilo o autor cria personagens para interagir com um universo já existente.
2. Quando um autor mistura dois ou mais personagens/cenários, unificando seus universos, chamamos isso de fanfic crossover. É muito comum de ser feito entre personagem de grandes franquias como Harry Potter e Crepúsculo.
3. Existem fanfics que se passam em primeira pessoa e é como se o autor/narrador estivesse vivendo dentro daquele mundo, isso são fanfics de autoinserção. Algumas delas contam com a modalidade ‘S/N’ que significa ‘Seu nome’ e permite que você se sinta como o personagem central.
4. As canon fics são obras que tentam se aproximar o máximo possível do conteúdo original em que são baseadas, em sua maioria a história gira em torna do conceito: ‘E se esse personagem tivesse feito uma escolha diferente?’.
5. O Universo Alternativo (AU) provavelmente é o gênero mais famoso de fanfic e se trata de inserção de personagens em ambientes diferentes de onde eles originalmente são. No AU tudo pode ser completamente alterado, desde os personagens principais, romances e até caraterização de personagens.
Apesar de nenhuma renda poder ser gerada em uma fanfic que contenha elementos de outros autores, muitas são brevemente alteradas para serem publicadas, como no caso da Saga After e Cinquenta Tons de Cinza.