Todo mundo já viu um filme que nos deixou com uma sensação ótima ao assistir. Às vezes é um filme único, às vezes uma trilogia e para alguns até mesmo uma saga completa. É aquele filme que consideramos nosso favorito, mesmo que não seja uma obra-prima do cinema.
‘Comfort movie’ não é um termo que pode ser traduzido literalmente, mas ele se refere aquele sentimento de paz e satisfação que sentimos ao ver um longa. Mesmo que já tenhamos visto o mesmo filme mais de vinte vezes, relaxamos ao vê-lo mais uma vez. Mas você sabia que a psicologia explica esse termo?
Filmes de Conforto
Você provavelmente já passou pela situação de ter que escolher um filme e dentre várias opções de vários streamings, você acaba assistindo o mesmo que já viu tantas e tantas vezes, não é mesmo? Você dá o play e assiste tudo novamente e descobre que não cansa de assistir aquilo, isso é um ‘comfort movie’.
Apesar de várias listas apontarem filmes como ‘O Clube dos Cinco’, ‘As Patricinhas de Beverly Hills’ e a animação ‘Meu Amigo Totoro’ como alguns dos maiores filmes de conforto de todos os tempos, a verdade é que isso é algo muito pessoal e que vai mudando de pessoa em pessoa. A ideia mais popular é que um comfort movie seja um filme mais cult ou com um roteiro sem tantas reviravoltas, mas isso não é uma regra.
Durante a pandemia do COVID-19, esse termo ficou mais popular devido à quarentena e aos longos dias que permanecemos em casa. Diante de uma situação de mudança e estresse, nos refugiamos no conforto de nossos filmes favoritos. Pesquisas apontam que a procura por aplicativos de streamings cresceu mais de 300% nos últimos anos.
Leia também: Você sabia que o James Bond foi inspirado em uma pessoa real?
O que psicologia diz sobre isso?
Segundo Jennifer Fayard, Ph.D. em psicologia, alguns fatores justificam as sensações que sentimos ao ver nosso comfort movie. O ponto principal seria a familiarização com todos os aspectos do filme, já não é preciso aprender o nome dos personagens, se ligar em detalhes da trama ou tentar constantemente adivinhar o plot twist. Você pode apenas apreciar aquele ambiente já conhecido, isso vai diminuir sua carga cognitiva — a quantidade de estresse resultado da realização de tarefas.
O pré-conhecimento do enredo torna as informações recebidas mais fáceis de processar e é claro que novas experiências são sempre interessantes, mas às vezes elas podem também causar bastante estresse. Tendemos a gostar mais de coisas em que já fomos expostos anteriormente, isso é o que chamamos de fluência perceptiva.
Mesmo que seu filme favorito não tenha levado um Oscar ou seja a obra mais cult de um diretor famoso, você encontra algo especial dentro dele, algo que você relacione com algum momento ou com alguém.
Leia também: The Walking Dead: 12 Curiosidades incríveis da série!
Lista de Comfort Movies
O jornal britânico ‘The Guardian’ listou vários filmes que são considerados comfort movies por uma boa parcela das pessoas. Lembrando que como dito anteriormente, isso é algo varia de pessoa para pessoa e talvez o que seja comfort movie para mim, não gera nenhum conforto para você.
Dito isso, algum dos filmes que apareceram na lista do jornal foram: O Diabo Veste Prada, Madagascar 3, Ratatouille, Shakespeare Apaixonado, Cantando na Chuva, Splash, Orgulho e Preconceito, Duro de Matar, Mudança de Hábito, entre vários outros.
Animações clássicas da Disney, como os filmes de princesa, Pinóquio, Mogli — O Menino Lobo e O Rei Leão também entraram para a lista de vários outros veículos de comunicação.