Não há dúvidas de que a Índia é um dos países mais peculiares do mundo. Seus costumes, sua culinária e sua arquitetura são apenas alguns dos fatores que tornam esse país uma nação bastante curiosa. E por falar em arquitetura indiana, você já ouviu falar no Taj Mahal?
Ao longo deste artigo, você vai conferir como o Taj Mahal se transformou numa das construções mais emblemáticas de todo o mundo.
A origem do Taj Mahal
O Taj Mahal, cujo nome significa “Coroa dos Palácios”, é um palácio localizado na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia. Ele foi edificado em mármore branco com pedras de jade, safira e turquesa.
Um fato curioso sobre o Taj Mahal é que, como a posição do sol muda ao longo do dia, a luz atinge as pedras de diferentes maneiras, o que faz com que elas pareçam mudar de cor. Desse modo, as pessoas que visitam o Taj Mahal pela manhã veem um tom rosa, enquanto que sua cor parece ser branca ao meio-dia. Por sua vez, os visitantes do período noturno costumam dizer que o Taj Mahal adota uma tonalidade dourada.
O Taj Mahal foi construído no início dos anos 1600 sob as ordens de um homem chamado Shah Jahan, que governava o norte da Índia nessa época. Diz a lenda que ele amava tanto a sua esposa Mumtaz Mahal que ele a prometeu que iria construir a maior tumba do mundo para que ela descansasse em paz depois que morresse.
Quando Mumtaz Mahal morreu em 1631, Shah Jahan ordenou aos construtores que construíssem o Taj Mahal, de modo que mais de 20.000 pessoas e 1.000 elefantes trabalharam no projeto ao longo de 22 anos.
Um projeto grandioso
No ano de 1653, Shah Jahan havia investido na construção um total de 32 milhões de rúpias, o que seria equivalente a mais de um bilhão de dólares nos dias atuais! Depois da finalização da construção, Shah Jahan enterrou Mumtaz Mahal em uma câmara subterrânea sob a cúpula do Taj Mahal.
Quando Shah Jahan morreu alguns anos depois, seus filhos fizeram questão de enterrá-lo juntamente com a sua esposa. No entanto, pouco tempo depois, o império de Shah Jahan se desfez, de modo que o Taj Mahal ficou praticamente abandonado durante um período de dois séculos.
Durante a Rebelião Indiana de 1857, grupos de soldados britânicos chegaram a roubar muitas das valiosas pedras de suas muralhas. Por conta disso, as condições estruturais do Taj Mahal decaíram de forma considerável, até o governo indiano decidir limpar e restaurar o palácio no final do século XIX.
Uma palavra final
Hoje, o Taj Mahal é um dos pontos turísticos mais populares do mundo, de modo que mais de três milhões de pessoas o visitam todos os anos, de acordo com a National Geographic. As Nações Unidas fizeram do Taj Mahal um Patrimônio da Humanidade em 1983 e, anos mais tarde, o palácio também foi nomeado uma das Sete Maravilhas do Mundo.
No entanto, a poluição do ar está colocando em risco o futuro do Taj Mahal. Segundo a BBC, o dióxido de enxofre, junto com outros poluentes, se combina com a umidade na atmosfera da região, provocando chuva ácida. Com isso, as fundações do palácio estão ficando cada vez mais danificadas e as rachaduras estão cada vez maiores e mais profundas na cúpula de mármore do monumento.
Leia Também: Por que a moeda do Equador é o dólar americano?
Leia Também: Quem inventou os adesivos?
Ainda assim, o governo indiano está tomando medidas para proteger o palácio, afinal, ele é um atrativo turístico que merece continuar encantando os seus visitantes por muitos anos.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉