Você já deve ter visto algo relacionado ao festival das lanternas flutuantes na internet, não é mesmo? Seja em uma postagem, em um filme, série ou dorama, esse evento é bastante conhecido e com toda certeza, possui uma beleza extraordinariamente única.
Sendo uma tradição da Tailândia, esse evento atrai os mais diversos turistas do mundo todo, que além de desejar verem de perto, também participam dele. E é por isso que hoje, nos vamos falar sobre o que é o festival das lanternas flutuantes, vamos lá?
Qual a origem do festival das lanternas flutuantes?
Tradicionalmente, esse festival é chamado de Yi Peng, ou de Festival Yi Peng das Lanternas Flutuantes, e como muitos eventos ao redor do mundo, ele tem origem por causa da religião, em especial, do budismo.
Sendo a crença popular, Yi Peng surgiu a partir da história de uma conversa que Buda teve com um enorme pássaro que carregava velas, assim esse festival funciona como uma homenagem a Buda.
Talvez você queria saber qual o significado das luzes serem lançadas ao céu, não é mesmo? Bom, aquilo está relacionado diretamente a má sorte e infelicidades. Eu sei que pode parecer bem estranho, mas calma que eu vou explicar. Quando as pessoas lançam as lanternas no céu, elas estão lançando todas as energias negativas e coisas infelizes de suas vidas para bem longe.
Contudo, é bom ter bastante cuidado com as superstições ao redor desse evento, uma vez que se acredita que se sua lanterna quebrar ou cair rapidamente, seu ano não será bom. Porém, uma vez que ela desapareça na escuridão da noite, você terá um bom ano pela frente.
Leia também: Harry Styles: As melhores curiosidades sobre o cantor
Do que são feitas as lanternas?
Como você deve imaginar, o material do qual essas inúmeras lanternas flutuantes — no tailandês ”Khom Loi” — são feitas tem que ser algo bastante leve para que elas consigam flutuar apenas com um calor de uma vela ou de outra quantidade de fogo menor, certo?
Isso está absolutamente certo, já que elas são feitas com a base de bambu, papel arroz em sua volta e uma vela pequena em seu centro. Dessa forma, o ar quente consegue fazê-las flutuar e cruzar o céu.
Apesar de não ser uma prática 100% segura e sofrer com boas restrições do governo, essa tradição ainda se mantém bem firme na Tailândia.
Leia também: Lizzo: As melhores curiosidades sobre a cantora
Se você tiver a oportunidade de visitar a Tailândia no período que esse evento esteja para acontecer, eu super recomendo que você faça isso. Além de você poder presenciar toda a beleza do momento, também poderá até mesmo participar dele, eu tenho certeza que você não vai se arrepender.
Realmente é um evento cheio de significados, não é mesmo? Com toda certeza não é nada mal mandar todas as energias negativas de nossa vida para o mais longe possível. Por esse e outros bons motivos, que esse evento se tornou tão conhecido no mundo todo.