Ao longo de toda a sua vida, você já deve ter ouvido muita gente falar que “comer doces vai apodrecer os dentes” ou que “açúcar em excesso vai provocar cáries”. Sendo assim, podemos dizer que é do conhecimento comum que o açúcar é ruim para os dentes. No entanto, a verdade é que, no final das contas, ele não é o único culpado nessa história.
Na verdade, as cáries são frutos de uma cadeia de eventos que ocorre dentro da nossa boca, sendo que o açúcar nem sempre marca presença nisso.
Compreendendo a relação entre o açúcar e as cáries
De acordo com o Healthline, uma dieta rica em açúcar realmente pode promover a formação de cáries (assim como outros problemas, como a obesidade), mas o que pouca gente parece saber é que o açúcar em si não é o único culpado por trás da cárie dentária. De fato, em algumas situações, ele nem mesmo pode ser acusado, ainda que indiretamente.
Para entender melhor, é preciso compreender primeiramente que as cáries são formadas quando as bactérias que vivem na boca digerem restos de carboidratos deixados nos dentes depois que você come. Esses “detritos” podem incluir os açúcares refinados encontrados em biscoitos, doces e outras guloseimas, mas também podem ser provenientes até mesmo de alimentos saudáveis, como grãos integrais, vegetais e frutas.
Dito isto, o fato é que, ao digerir esses carboidratos, as bactérias em sua boca produzem um ácido que combina com a saliva para formar uma coisa bastante desagradável que seu dentista muito provavelmente já mencionou várias vezes: a placa bacteriana. Como mostra o LiveScience, é exatamente a placa bacteriana (não o açúcar) a grande responsável pela cárie dentária.
A culpa é da placa bacteriana
Segundo a Colgate, a placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se formam sobre os dentes. Principal causa de cárie e gengivite, ela começa a se acumular após cada refeição e, se não for escovada frequentemente, pode corroer o esmalte externo e duro dos dentes, resultando na formação de pequenos orifícios na superfície.
Na prática, esses buracos marcam o primeiro estágio da formação da cárie. Eventualmente, o ácido e as bactérias na placa também podem se proliferar através das outras camadas dos dentes, atingindo nervos e vasos sanguíneos. Consequentemente, isso pode originar dores de dente, sensibilidade, e até mesmo abscessos na boca.
Uma palavra final
Como você pode ver, no fim das contas, o açúcar é apenas um dos muitos carboidratos que podem causar cáries e levar você diretamente para a cadeira do dentista. Até mesmo comer ou beber alimentos altamente ácidos (ainda que sejam saudáveis, como as frutas cítricas) pode causar a cárie dentária se a higiene bucal não for mantida adequadamente.
Leia Também: É realmente possível morrer de medo?
Leia Também: Existe algum animal capaz de cuspir fogo?
Por conta de todos esses fatores, não deixe de escovar os seus dentes após as refeições e lembre-se de visitar o seu dentista com frequência. Essas dicas parecem clichê, mas são realmente importantes para deixar a sua boca saudável e livre de qualquer tipo de incômodo. A sua saúde bucal agradece!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉