Notebooks são gadgets muito procurados atualmente, pois são portáteis, completos e podem realizar diversas funções.
Com tantos modelos disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher o melhor para você, especialmente se você não entende de tecnologia.
Cada modelo tem funções e características que atendem a determinado tipo de público.
Para garantir a melhor experiência com esse aparelho, veja alguns fatores a considerar antes de adquirir um notebook.
Notebook: perfil de usuário
Primeiramente, é necessário saber que a escolha do seu notebook vai depender de uma coisa: seu perfil de usuário.
As necessidades e os objetivos de uso compõem o perfil de usuário e são determinantes na sua escolha.
Por exemplo, se você busca um notebook para trabalhar com tarefas básicas, como assistir a séries e filmes e editar textos e planilhas, um modelo mais básico atende às suas necessidades.
Já se você precisa trabalhar com tarefas que exijam mais do seu aparelho, como editar vídeos, fotos ou jogar diversos jogos, um modelo mais robusto seria o ideal para você.
Sendo assim, tendo em mente as suas necessidades, veja alguns dos fatores mais específicos a considerar para escolher o melhor notebook para você.
6 fatores a considerar antes de adquirir um notebook
Agora que você já conhece o conceito de perfil do usuário e sabe que ele é determinante na escolha do seu notebook, veja a quais características você deve estar atento ao procurar por um modelo:
Processamento
O processamento diz respeito ao quão rápido o seu aparelho vai processar informações: quanto mais pesadas são as tarefas que você vai realizar, mais velocidade vai precisar. O Intel Core i3, por exemplo, é encontrado em notebooks mais básicos, enquanto o Core i7 está mais presente em dispositivos avançados.
Armazenamento
A quantidade de arquivos e programas que você precisa armazenar e a velocidade a que você quer acessá-los vai determinar o tipo e a capacidade de armazenamento do seu laptop. Há dois tipos mais comuns: o SSD, que é uma tecnologia mais recente e mais rápida, mas também mais cara, e o HD, mais lento e barato.
Tamanho
Se você vai precisar levar o seu notebook consigo para todos os lugares, o tamanho é um fator muito relevante a se pensar. Quanto mais leve e menor é o aparelho, mais portátil ele será. Porém, é importante obter um bom equilíbrio entre sua portabilidade os atributos oferecidos por ele.
Tela
Você precisa de uma tela sensível ao toque? De cores completamente fiéis à realidade? Essas são algumas questões a considerar na hora de observar as especificações da tela de um modelo, entre outras como o ângulo de visão, a presença de recursos antirreflexo, o tamanho e a resolução.
Sistema operacional
Esse é um dos fatores mais importantes na escolha do seu notebook, uma vez que pode mudar completamente a sua experiência ao utilizá-lo. Os sistemas mais comuns atualmente são: MacOS, Windows, Chrome OS e Linux. Além da interface e das funções, eles se diferenciam entre si por causa de sua compatibilidade com certos programas.
Custo-benefício
Por último, mas com certeza não menos importante, está o custo-benefício do seu dispositivo. Afinal, ninguém gostaria de pagar mais por um produto do que ele vale, certo? Aparelhos recém-lançados, por exemplo, tendem a ter um custo-benefício inferior, mas vão barateando com o tempo.
Como começar a escolher?
Por fim, muitos podem não saber por onde começar a pesquisar por um modelo de notebook.
Você pode começar pesquisando quais são os melhores modelos atuais e, com certeza, encontrará muitas listas e reviews que te guiarão na escolha do seu aparelho.
O huawei matebook d16 intel Core i7, por exemplo, é um recente e excelente modelo para aqueles usuários mais exigentes.
Agora que já tem o passo a passo da escolha de um notebook, está pronto para encontrar o modelo ideal para você e obter a melhor experiência possível.