O retorno para casa após um dia exaustivo de trabalho raramente é a parte mais agradável do dia. Mesmo que se sinta satisfeito por ter concluído suas responsabilidades, lidar com o tráfego de uma cidade congestionada ou enfrentar um ônibus lotado no caminho para casa geralmente é mais estressante do que a própria rotina diária, especialmente durante o verão.
No entanto, essa não é a realidade para alguns trabalhadores na cidade de Berna, a capital da Suíça. Um vídeo recentemente viralizado nas redes sociais mostra pessoas deslizando pelo rio Aar e utilizando o fluxo da água como um método de locomoção curioso e incomum.
Em Berna, moradores e turistas há muito tempo usam o rio Aar como meio de transporte de um ponto a outro. As áreas demarcadas por barras vermelhas ao longo das margens do rio indicam que qualquer pessoa com um pequeno barco, caiaque ou dispositivo de flutuação pode navegar por ali sem problemas. Na verdade, pegar um barco para ir ao trabalho é algo bastante comum na região.
O Aar é um rio importante que percorre do centro ao norte da Suíça, sendo um afluente na margem esquerda do rio Reno, com uma extensão de 295 km. Embora seja comum avistar barcos ao longo desse trajeto, não é incomum ver pessoas aproveitando o fluxo da água para nadar até seu destino.
Em uma entrevista ao jornal Le News, Evelyn Schneider-Reyes, uma moradora da cidade, descreveu como usa o rio para se locomover durante o verão. “Eu tinha uma bolsa à prova d’água onde guardava minhas roupas, celular, carteira e sapatos. Colocava meu maiô e nadava para casa. Eu saía do Aar em Lorrainebad, subia o morro por 8 minutos e já estava em casa. Do meu escritório até o Lorrainebad, normalmente levava cerca de 15 minutos na água”, comentou.
Como Schneider-Reyes mencionou, um dos pontos cruciais para viajar pelo rio Aar é ter uma bolsa à prova d’água. Uma vez superada essa barreira, basta trocar de roupa e entrar em uma das entradas do rio. As saídas são marcadas por postes vermelhos ou degraus que facilitam a entrada e saída de pedestres e banhistas.
A prefeitura de Berna, no entanto, adverte aos visitantes: como a água do rio é bastante fria, é importante se molhar um pouco antes de entrar completamente para evitar um choque térmico. No entanto, depois desse procedimento, a viagem costuma ser bastante tranquila.
Graças ao fluxo contínuo da água, que permite ao rio Aar ter uma correnteza constante em direção a outra parte da cidade, os nadadores não precisam fazer muito esforço para avançar. Basta se deixar levar pela água e esquecer todas as preocupações por alguns minutos. Então, quando percebem, já estão em seu destino final.