God Of War é de longe um dos jogos mais populares da atualidade e possui uma legião de fãs espalhados pelo mundo inteiro. Mesmo que você nunca tenha jogado em algum momento, certamente já ouviu falar ou até mesmo já viu algo enquanto navegava pela internet.
O personagem Kratos é completamente relacionado ao jogo, mas será que ele realmente existiu na mitologia Grega? Bom, nós temos a resposta e te contaremos agora mesmo.
Kratos Existiu na Mitologia Grega?
Bom, o personagem perincipal de God Of War foi inspirado em um deus da mitologia grega. Nela, Kratos é a personificação divina da força bruta e do poder, ele é filho do titã Pallas e da ninfa de Okeanid Styx. Kratos é irmão de Nike (deusa da vitória), Bia (deusa da força) e Zelus (deus da rivalidade), juntos eles são as forças aladas de Zeus, o pai dos deuses.
Kratos não aparece com frequência da mesma forma que outros deuses apareceram. Em vez disso, seu nome geralmente é invocado por outros deuses para ajudá-los em momentos de necessidade. Kratos é geralmente chamado com Bia e Nike em batalha, mas às vezes ele também é chamado com Dike, um deus da justiça.
O papel de Kratos como um deus da força e poder não se limitava apenas ao campo de batalha, mas ele geralmente é identificado com violência. Ele é um dos muitos deuses gregos que parecem existir mais como uma ideia do que como um personagem nos mitos e não é tão incomum ver seu nome sem nunca ver seu personagem aparecer.
Filho de Zeus?
Na franquia God Of War, Kratos é filho de Zeus, em algumas outras mitologias, isso se mantém igual. Em vez de ser um dos alados de Zeus, ele é um semideus, filho do pais dos deuses e uma mulher mortal sem nome. Essa forma de sua história é relativamente incomum, mas surge o suficiente para ser importante.
Titanomaquia
A chegada de Kratos ao Monte Olimpo coincidiu com a Titanomaquia, a lendária guerra de dez anos da mitologia grega. A mãe de Kratos, Styx, respondeu ao chamado de Zeus para que aliados se juntassem a ele, e de fato Styx foi a primeira a se juntar, trazendo com ela seus filhos. Zeus havia prometido a todos que se juntassem a ele posições de poder, daí o papel de Kratos e de seus irmãos, que os via sempre próximos de Zeus.
Kratos e Prometeu
Em fontes mais antigas da mitologia Grega, Kratos é mais famoso por sua aparição em Aeschylus’ Prometheus Bound. Neste conto, Kratos força Hefesto a acorrentar Prometeu, embora Hefesto se mostre relutante em fazer. Isso mostra a força que Kratos possuía, forçando um dos deuses do Olimpo a fazer algo. Já em Prometheus Bound, Kratos é conhecido pela brutalidade, infligindo feridas desnecessárias sem piedade, embora as ações de Kratos sejam excessivas ou uma ação necessária para garantir que aqueles que transgridem sejam punidos adequadamente está aberto à interpretação.
Kratos simplesmente vê que Zeus tem o direito de fazer o que quiser, e ele próprio apenas impõe a vontade do deus. Supõe-se que Kratos, ao lado de Bia, também foram figuras dentro da obra perdida chamada Ixion , de Eurípides, onde Kratos ajudou a prender Ixionà sua roda de fogo de tortura.
Não restam dúvidas de que atualmente o Kratos é muito mais popular, principalmente devido o sucesso de God Of War, mas poucas pessoas sabiam da existência do deus que inspirou o personagem do game.
Leia Também: 12 curiosidades que famosos que jogam videogames
Leia Também: Quais são os maiores mitos sobre videogames?
Já tinha ouvido falar do Kratos da mitologia Grega antes de God Of War? Não esquece de compartilhar esse post!