De certo modo, os dragões contam com o melhor sistema de defesa embutida: eles podem cuspir fogo e fazer com que seus inimigos se transformem em simples fuligem. Mas embora a literatura histórica seja rica em temas relacionados aos dragões, eles não passam de criaturas míticas, ou seja, nunca realmente existiram.
Dito isto, a pergunta que fica é a seguinte: será que no mundo real existe alguma criatura viva que possua a habilidade de cuspir fogo assim como os dragões míticos? Pois bem, é isso o que iremos analisar ao longo deste artigo.
Afinal, existe algum animal capaz de cuspir fogo?
Basicamente, a resposta é não. No entanto, existem alguns animais surpreendentemente criativos que podem cuspir coisas como fumaça nociva, toxinas e até mesmo gosma.
A essa altura, você pode estar se perguntando: qual seria a principal razão por trás da não existência de animais que cospem fogo? Bem, simplesmente porque é praticamente impossível um ser vivo conseguir lidar com temperaturas tão altas.
De acordo com o LiveScience, nem sequer existem animais reais que sejam resistentes a chamas ou imunes ao fogo de uma maneira tão simples. Até existem certos animais capazes de resistir a temperaturas super altas, como alguns tipos de vermes, mas essas altas temperaturas não chegam a ser tão quentes como o fogo propriamente dito.
E quanto às criaturas que cospem outras coisas?
Curiosamente, existem alguns animais semelhantes a dragões em pelo menos alguns quesitos. Tomemos por exemplo a cobra-cuspideira-sul-africana (Hemachatus haemachatus), uma espécie de serpente que tem a habilidade de cuspir um tipo de veneno cegante na direção de suas presas quando se sentem ameaçadas.
Alguns escorpiões do gênero Parabuthus também podem esguichar uma substância altamente tóxica em potenciais intrusos. Além disso, embora não seja uma explosão de fogo, os lagartos do gênero Strophuruspode podem atirar uma gosma desagradável da cauda para assustar os seus predadores.
Existem animais habilidosos com o fogo?
Quando se trata de lutar contra o fogo, algumas aves de rapina são bastante prolíficas. Três espécies de aves predadoras (Milvus migrans, Haliastur sphenurus e Falco berigora) são conhecidas por enfrentar até incêndios florestais para pegar ervas ou galhos com suas garras.
Leia Também: Por que o tempo passa mais rápido conforme envelhecemos?
Leia Também: Qual o tipo de câncer mais difícil de detectar?
Vale destacar que essas aves também utilizam o fogo para acender novas chamas em outros lugares, o que por sua vez assusta as presas e as deixam mais vulneráveis durante a caça.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉