no

É realmente possível morrer de medo?

Morrer de medo pode realmente acontecer, mas você não deve pirar com isso (para o seu próprio bem).

Existem milhões de maneiras de morrer: infecções bacterianas, doenças respiratórias, acidentes de trânsito, enfim, é possível perder a vida de várias formas diferentes. Mas e quanto ao susto? É realmente possível morrer de medo?

Por mais incrível que possa parecer, é realmente possível morrer de medo. Isso acontece muito raramente, mas a verdade é que algo do tipo pode acontecer com praticamente qualquer pessoa, embora algumas podem estar mais sujeitas a falecer de tal forma.

Ao longo desse artigo, você vai ver que o risco de morte por medo ou através de outra emoção forte é maior para indivíduos com problemas cardíacos preexistentes, mas pessoas que são perfeitamente saudáveis em todos os outros aspectos também podem ser vítimas.

e realmente possivel morrer de medo 1
Foto: Pixabay

Como uma pessoa pode morrer de medo?

O medo, uma vez desencadeado, espalha-se amplamente no corpo humano. Em nossos cérebros, a amígdala é responsável por registrar estímulos do medo e desencadear uma resposta no sistema nervoso. A partir daí, o hipotálamo libera a corrente sanguínea com os hormônios do estresse, denominados cortisol e adrenalina (lembre-se bem desses nomes).

Na prática, tal reação faz com que a frequência cardíaca aumente e os pulmões se dilatem, permitindo que mais oxigênio entre no sistema. Órgãos que se revelam desnecessários em uma interação de vida ou morte, como o sistema gastrointestinal, são “deixados de lado”, de modo que os principais recursos do corpo são enviados para os músculos, que são obviamente mais importantes em uma situação de perigo.

De certo modo, toda essa cascata química serviu bem a nós e aos nossos ancestrais por milhões de anos, promovendo fugas de inúmeras situações perigosas. No entanto, isso também abriu espaço para reações potencialmente perigosas, principalmente no mundo relativamente confortável que vivemos na modernidade.

Isso é especialmente verdadeiro para a adrenalina, um hormônio neurotransmissor que é responsável por preparar o organismo para a realização de grandes feitos. Embora seja importante para o corpo humano, quando é encontrada em excesso, a adrenalina pode causar graves danos ao coração, até mesmo danos mortais, como veremos no tópico a seguir.

Morrer de medo
Foto: Pixabay

A adrenalina e sua capacidade de fazer qualquer pessoa morrer de medo

Quando desencadeada através de uma situação estressante, a adrenalina dispara uma onda de cálcio que invade a cavidade torácica e enrijece os músculos do coração, garantindo que eles continuem fortalecidos até que a ameaça passe. Até aí, tudo bem, mas o problema é que isso pode acarretar consequências bastante indesejáveis.

Se houver muito cálcio envolvido no processo ou se o corpo for excessivamente sensível à sua presença, esse mineral pode impedir o coração de bater normalmente. Sem um suprimento constante e adequado de sangue, a pessoa pode sucumbir a um grave quadro de fibrilação ventricular.

Sem intervenção médica de emergência, como desfibrilação (os eletrodos que administram um choque elétrico restaurador no coração), esse distúrbio fará com que a pressão arterial seja gravemente alterada e, por fim, mate a pessoa em questão.

É importante deixar claro que os altos níveis de adrenalina não são causados apenas pelo medo propriamente dito. Outras emoções fortes também podem provocar uma onda de adrenalina. Por exemplo, práticas esportivas de alto rendimento e até mesmo relações sexuais são conhecidas por causar mortes induzidas pela adrenalina em grandes quantidades no corpo.

e realmente possivel morrer de medo 3
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Entender como alguém morre de medo é bem diferente de documentar tais eventos na natureza. Poucos mortos ostentam o termo “medo” em suas certidões de óbito e relatórios de autópsia. No entanto, como explicado ao longo desse post, a coisa toda pode realmente acontecer.

O medo pode realmente matar você, mas isso não significa que é hora de surtar (para o seu próprio bem). Esses eventos costumam ser raros, especialmente em indivíduos saudáveis sem doenças cardíacas pré-existentes. Além disso, se o seu medo está lhe causando algum mal, a melhor coisa a fazer é certamente tentar se acalmar e buscar ajuda médica.

Leia Também: Por que as garrafas de vinho são verdes?
Leia Também: Por que os leões têm juba?

Com isso mente mente, talvez você agora possa querer ter o cuidado de inspirar medo em outras pessoas, até mesmo no Halloween. Alguns tribunais já responsabilizaram indivíduos por assustar pessoas até a morte e podem fazê-lo novamente. Fica a dica!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

existe algum animal capaz de cuspir fogo

Existe algum animal capaz de cuspir fogo?

o acucar realmente provoca caries nos dentes

O açúcar realmente provoca cáries nos dentes?