no

É possível transformar um deserto em floresta?

Desert greening é o processo de conversão de terras desérticas em terras férteis para a agricultura, pastagem de gado e outras razões ecológicas.

De um modo geral, os desertos são áreas secas ou áridas que recebem menos de 250 mm de chuva por ano. Eles podem ser quentes ou frios, mas geralmente compartilham o fato de contar somente com plantas e animais que são especialmente adaptados a essas condições extremamente desafiadoras.

Com isso em mente, uma certa pergunta pode surgir na cabeça de muitos: afinal, é possível converter essas vastas extensões de areia em áreas verdes exuberantes?

Bem, na verdade, existe um movimento chamado “desert greening” (“esverdeamento de deserto” em tradução livre) que pretende fazer exatamente isso. De fato, vários projetos massivos nessa área já estão em andamento na África, no Oriente Médio e na China.

Transformar deserto em floresta
Foto: Pixabay

Como é possível transformar um deserto em floresta?

O processo de “esverdeamento de deserto” significa exatamente o que parece: transformar desertos em extensões de terra verdes e cheias de vida. Curiosamente, isso não serve apenas para desertos com extensões quase intermináveis de dunas de areia; na verdade, até mesmo terras semi-áridas podem ser incluídas em um projeto deste tipo.

O objetivo do processo é recuperar partes de terras desérticas, torná-las férteis e usá-las para agricultura, silvicultura e aplicações ecológicas, como prevenção da erosão do solo e aumento da biodiversidade. Ao converter áreas desérticas em terras verdes, alguns especialistas esperam ajudar a combater as mudanças climáticas e proteger as regiões de problemas como a seca e a fome.

Um grande projeto de esverdeamento do deserto na região africana do Sahel (uma região da África que faz fronteira com a região sul do deserto do Saara) está em andamento. Este projeto, denominado Sahara Forest Project, visa prevenir condições semelhantes às secas causadas pela influência do deserto do Saara.

Na prática, isso não só salvaria vidas e dinamizaria as economias dos respectivos países envolvidos, mas também ajudaria a combater os efeitos das mudanças climáticas na região.

e possivel transformar um deserto em floresta 2
Foto: Pixabay

Quais são os métodos usados para transformar um deserto em floresta?

Então, como começar a converter um deserto em uma floresta? Bem, obviamente, com algumas sementes e muita água! A água é provavelmente o aspecto mais crucial para “transformar um deserto em floresta”, mas como você deve imaginar, a água não é o recurso mais facilmente disponível em uma região desértica!

Consequentemente, isso levou ao desenvolvimento de tecnologias como materiais especiais de retenção de água (como certas resinas) e técnicas de condensação. Na cidade marroquina de Ouarzazate, o governo local está convertendo as águas tratadas de esgotos em água que pode ser usada para irrigação, o que está ajudando a transformar desertos em áreas verdes.

Por outro lado, o Sahara Forest Project está usando painéis solares e turbinas eólicas para solucionar seus problemas de água. Os parques solares e eólicos podem causar um aumento nas chuvas, como foi visto no Sahel, o que permite um ciclo de autoperpetuação. A chuva é usada pelas plantas e as plantas transpiram, o que vai levar à ocorrência de mais chuva.

O outro requisito para transformar um deserto em uma floresta é solo fértil. Uma maneira de tornar o solo do deserto fértil é adicionando carbono pirogênico. O carbono pirogênico nada mais é do que o produto de matéria orgânica incompletamente queimada. Exemplos de carbono pirogênico incluem carvão, carbono negro e fuligem.

Juntamente com a adição de carbono pirogênico, a estabilização do pH, a quantidade de argila no solo e a despoluição do terreno podem contribuir para tornar o solo mais fértil.

e possivel transformar um deserto em floresta 3
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Como mencionado anteriormente, transformar desertos em florestas é uma solução proposta para muitas das atuais preocupações ambientais do mundo. Ao adicionar mais cobertura verde, a expectativa é que mais carbono seja “sequestrado” pelas plantas. Sendo assim, isso deve ajudar a mitigar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera da Terra, diminuindo assim os efeitos do aquecimento global.

As plantas também ajudam a modular as condições climáticas da região onde crescem. Com o aumento da precipitação devido à cobertura de árvores, bem como aos parques solares e eólicos, condições adversas como a seca podem ser evitadas. De fato, isso também evitaria a ocorrência de mais casos de desertificação, que é a conversão de terras férteis em terras inférteis.

Ainda assim, alguns cientistas expressaram cautela sobre a perda de ecossistemas desérticos. Ecossistemas de deserto e pastagens semi-áridas, assim como quaisquer outros ecossistemas da Terra, ocupam um lugar de importância em nosso mundo. Consequentemente, a criação de novas florestas pode ameaçar a vida selvagem que depende das condições desérticas.

Leia Também: Como uma pintura pode ser falsificada?
Leia Também: Por que muitas pessoas escolhem viver na Sibéria?

Se os benefícios gerais superam os pontos negativos de projetos do tipo, isso ainda não pode ser afirmado com total clareza, mas o fato é que o tal desert greening realmente pode ser nossa melhor proposta para prevenir alguns dos males que os próprios humanos infligiram à Terra.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Hábitos estranhos dos gatos

Por que os gatos têm hábitos tão estranhos?

Seleção de basquete da Lituânia

Por que a Lituânia é tão forte no basquete?