A série House of the Dragon acabou sua primeira temporada recentemente e nela fomos apresentados a alguns dragões. Por falar nisso, os dragões estão mais do que nunca inseridos em nosso meio, não fisicamente, mas sim nos assuntos de várias pessoas que curtem leituras e produções audiovisuais, como a que já citamos.
Esses seres despertam a curiosidade e levam pessoas a procurarem saber mais sobre, mas será que eles realmente existiam no mundo real? Prepare-se, pois é exatamente o que nós iremos descobrir agora mesmo!
O Que São Dragões?
Pode parecer até uma pergunta boba, mas vale a pena ser respondida. Essas criaturas mitológicas são descritas como animais de grande porte, muito semelhante aos diversos tipos de répteis que conhecemos hoje, mais precisamente com lagartos e até mesmo serpentes. Na grande maioria das vezes, eles possuem asas e cospem fogo.
Alguns países tem os dragões incluídos em seu folclore e mais precisamente na China e em parte da Europa. Vale deixar bem claro que não há relatos de que alguém já tenha avistado alguma dessas criaturas, nem mesmo fósseis foram encontrados o que contribui para que muitos duvidem da existência delas.
Nidhogg e Python
Existem fósseis que sugerem que as primeiras cobras evoluíram de répteis que possuíam pernas e essas encolheram conforme o tempo. A descrição bate com um dragão das lendas nórdicas, o Nidhogg e também com o Python, da mitologia grega. Segundo cada uma das mitologias, eles eram dragões subterrâneos que depois foram batizados como uma espécie de serpente.
Afinal de contas, os dragões existiram?
Isso já foi bastante estudado e chegou-se à conclusão de que os dragões nunca existiram. Um dos fatos que levam aos estudiosos a crerem que os dragões não tenham existido é simplesmente por possuírem braços e asas, eles afirmam que não há menor possibilidade de um vertebrado possuir os dois. Além do mais por serem serem imensos, eles teriam que passar por uma série de adaptações para que pudessem voar, já que pela lógica seus corpos seriam bastante pesados e suas asas teriam que comportar esse peso.
Por não existir indícios de que essas criaturas passaram pelo nosso planeta, é válido e seguro afirmar de que realmente não existiram, ao contrário dos dinossauros que temos provas o suficiente para ter a certeza de que já viveram por aqui.
Os Dragões Atuais
Embora os esses animais com asas e que cospem fogo possam não ter existido, para a biologia atualmente existem alguns dragões espalhados pelo mundo, completamente diferente daqueles. O Dragão-de-komodo é um réptil carnívoro que pode chegar até o tamanho de um crocodilo e ganhou esse nome por se parecerem com o que descrevem ser os dragões da mitologia.
Por uma parte seria bom não terem existido, já imaginou o estrago que essas criaturas poderiam fazer? Por outro lado talvez fosse até meio que fantástico encontrar fósseis de um dragão, levantariam muitas teorias.
Leia Também: 5 animais que você não sabia que podem ser extintos
Leia Também: Conheça 5 Dos Animais Marinhos Mais Perigosos
Você gostaria que os dragões tivessem existido? Não esquece de compartilhar esse post!