A carne vegetal é uma daquelas coisas que estão se tornando mais populares a cada dia, e por boas razões. Oferecendo uma alternativa mais saudável à carne comum, ao mesmo tempo em que é muito mais sustentável e contém texturas, aromas e sabores autênticos, as carnes vegetais estão tornando mais fácil do que nunca reduzir o consumo de carne convencional, ou até mesmo eliminá-lo por completo.
Mesmo assim, algumas perguntas ainda surgem nas mentes de muitas pessoas. Por exemplo, o que exatamente se qualifica como carne vegetal? Essa alternativa é realmente boa para a saúde e para o meio ambiente?
Continue lendo o nosso artigo para obter as respostas para essas e outras perguntas mais frequentes sobre as carnes à base de vegetais!
O que é e do que é feita a carne vegetal?
O termo “carne vegetal” se refere a produtos feitos de materiais vegetais que são projetados para imitar a carne em todos os sentidos, do sabor e aroma à textura e aparência. Carnes vegetais usam um ou mais ingredientes proteicos alternativos e costumam ser comercializadas na forma de hambúrgueres, salsichas, carne moída, nuggets ou até mesmo como frutos do mar.
O processo de produção da carne vegetal pode ser dividido em três etapas:
- Isolamento de proteína;
- Formulação;
- Processamento.
Para começar, as proteínas são extraídas da fonte vegetal e tratadas para que possam ser melhor absorvidas pelo nosso corpo. Basicamente, esse é o processo de isolamento de proteína.
Na etapa de formulação, adesivos alimentares (que agem como colas comestíveis) e outros ingredientes são adicionados. Isso dá ao produto uma textura semelhante à da carne animal permitindo que todos os componentes se unam e se tornem mastigáveis. O corante alimentar também pode ser adicionado para imitar a cor da carne tradicional. Essa mistura é posteriormente fortificada com nutrientes para corresponder ao valor nutricional da carne tradicional.
A última etapa serve mais como um procedimento físico, onde o produto à base de plantas recebe sua textura e consistência semelhantes à carne. Então, a carne vegetal é submetida ao calor e a um processo de estresse mecânico para torná-la devidamente mastigável.
As carnes vegetais são mais saudáveis do que as convencionais?
Muitos estudos têm mostrado que o alto consumo de carnes vermelhas e processadas está associado ao aumento no risco de mortalidade. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos relata que o consumo de quantidades excessivas de carne vermelha pode estar relacionado a problemas como colesterol alto, câncer, doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças.
Carnes à base de vegetais, por outro lado, tendem a ser mais saudáveis, pois não contêm colesterol algum, embora contenham grandes quantidades de fibra, um nutriente que falta em muitas dietas centradas na carne tradicional.
As empresas fabricantes de carne à base de vegetais também são capazes de ampliar os perfis de nutrientes de seus produtos, fortalecendo-os com várias vitaminas e minerais, assim como os laticínios convencionais são fortificados com nutrientes, como a vitamina D.
Além disso, as carnes à base de vegetais não são preenchidas com os antibióticos e hormônios que são fornecidos aos animais em fazendas industriais. Isso é particularmente importante, uma vez que a resistência aos antibióticos é um problema sério e crescente em todo o mundo.
A carne vegetal é melhor para o meio ambiente?
Não há dúvida de que manter uma fazenda de animais exige muito mais recursos do que uma fazenda de plantas. As fazendas de animais exigem muita água e desempenham um papel crucial no aquecimento global, liberando gases de efeito estufa.
As fazendas de carne com base em vegetais, por outro lado, são menos prejudiciais ao meio ambiente e não exigem grandes quantidades de terra e água. Com o mundo procurando por mais alternativas de economia de água para basicamente todos os processos do planeta, ter fazendas vegetais disponíveis para produzir carne soa como um caminho promissor.
Leia Também: Por que o queijo suíço tem buracos?
Leia Também: Por que muitos submarinos são pretos?
A ciência já percorreu um longo caminho e hoje está mais fácil do que nunca cultivar carne vegetal nutritiva e saborosa. No entanto, sempre há espaço para melhorias, até porque muito ainda pode ser feito para melhorar o sabor da carne vegetal para deixá-la com um sabor parecido com o da carne real.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉