Localizados no sudeste da Península Arábica, espremidos entre Omã e Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos é uma federação de sete estados emirados que nasceu em 1971. Nas últimas cinco décadas, a nação se transformou rapidamente de um remanso de pesca tranquilo em um dos mais importantes centros econômicos do Oriente Médio.
Ao longo deste artigo, você vai conhecer um pouco da história, geografia e cultura deste país do Golfo Pérsico.
1. Situado em uma ilha artificial a 280 metros da praia de Jumeirah, o Burj Al Arab é um dos hotéis mais luxuosos do mundo e possivelmente o mais famoso dos Emirados Árabes Unidos. Com 321 metros de altura, ele se tornou o primeiro hotel de sete estrelas do mundo, segundo a Forbes. O estabelecimento foi inaugurado em 1999 e foi projetado por Tom Wright para se parecer com a vela de um navio.
2. Os Emirados Árabes Unidos são chamados assim porque são compostos por sete emirados diferentes: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ras al-Khaimah, Ajman, Umm al-Quwain e Fujairah. Cada emirado possui culturas e tradições diferentes.
3. A forma de governo do país é uma monarquia absoluta. Sendo assim, cada um dos sete emirados é governado por uma família real separada, mas o emir de Abu Dhabi é o presidente e chefe de Estado do país como um todo, enquanto o emir de Dubai atua como primeiro-ministro.
4. Ao que parece, quebrar recordes é algo levado muito a sério nos Emirados Árabes Unidos. Além de ostentar a ‘estrutura autônoma mais alta do mundo’, o ‘restaurante mais alto do mundo’ e a ‘montanha-russa mais rápida do mundo’, essa nação também já reivindicou alguns títulos bem estranhos e malucos. Alguns dos registros mais peculiares incluem a ‘maior lata de caviar’ e a ‘maior quantidade de pessoas a saltar de pára-quedas de um balão simultaneamente’.
5. O órix-da-arábia (Oryx leucoryx) é o animal nacional dos Emirados Árabes Unidos. Espécie de antílope nativa do deserto da Arábia, é também o animal nacional de Omã, Bahrein, Jordânia, Kuwait, Arábia Saudita e Iêmen. Em 1972, não havia mais destes animais na natureza, mas graças aos esforços de conservação e reprodução realizados desde 1980, vários dos que estavam em cativeiro foram soltos na natureza e em 2011 a espécie passou de ‘ameaçada’ para ‘vulnerável’.
6. Os Emirados Árabes Unidos possuem os primeiros caixas eletrônicos dispensadores de ouro do mundo. Na prática, você pode sacar o ouro em gramas, moedas e até em barras a partir desses terminais. O sistema atualiza os preços a cada dez minutos para refletir as flutuações do mercado em tempo real também.
7. No século XIX e início do século XX, a indústria dos Emirados Árabes Unidos ainda não era atrelada à exploração petrolífera e dependia fortemente da pesca e das pérolas. Essa nação exportava pérolas para a Índia e outros países do sul da Ásia, servindo como uma importante fonte de geração de emprego, mas quando o Japão inventou as pérolas artificiais, a indústria emiradense sofreu um grande revés.
8. Os Emirados Árabes Unidos foram o primeiro país do mundo a nomear um ministro específico para questões de inteligência artificial. Omar Bin Sultan Al Olama ocupa o cargo de Ministro de Estado da Inteligência Artificial desde a criação do Ministério em 2017.
9. A Inteligência Artificial desempenha um papel importante na estratégia da nação do Golfo. Até 2030, os Emirados Árabes Unidos estimam que a inteligência artificial terá um valor de mercado global de US$ 15,7 trilhões. Através disso, o governo espera aumentar o PIB nacional em 35% e reduzir os custos administrativos pela metade.
10. Existem apenas 19 países e 22 territórios no mundo sem um único rio natural permanente que os atravesse. Os Emirados Árabes Unidos são a maior sub-região sem rios ou lagos naturais permanentes, embora existam muitos wadis (canais ou vales) que se enchem de água da chuva nos meses mais úmidos. Ainda assim, mais de dois terços da área total dos Emirados Árabes Unidos são compostos de desertos arenosos e majoritariamente desabitados.
11. A população dos Emirados Árabes Unidos tem uma das maiores parcelas de expatriados. Pelas estimativas do governo dos EUA, os nativos representam menos de 12% da população do país. Outras estimativas classificam os Emirados Árabes Unidos apenas atrás do Catar quando se trata das nações com as maiores porcentagens de expatriados que compõem a população.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a República Dominicana
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Egito
12. É sempre aconselhável que as pessoas que visitam um país se familiarizem com as leis locais. No caso dos Emirados Árabes Unidos, há relatos de pessoas que foram processadas e presas em Dubai por demonstrações públicas de afeto. Além disso, apesar das reformas recentes, o país continua a receber críticas de organizações de direitos humanos pelo tratamento hostil com relação a muitos trabalhadores migrantes e domésticos do país.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉