no

12 curiosidades interessantes sobre o Palau

O Palau é um país insular composto por aproximadamente 340 ilhas de coral e vulcânicas que fica localizado no oeste do Oceano Pacífico.

O Palau é um país insular composto por aproximadamente 340 ilhas de coral e vulcânicas que fica localizado no oeste do Oceano Pacífico. Seus vizinhos mais próximos são Ilhas Marianas do Norte e Guam a nordeste, Estados Federados da Micronésia a leste, Papua Nova Guiné e Indonésia ao sul e Filipinas a oeste.

Em 1947, as Nações Unidas decidiram que os Estados Unidos administrariam Palau como parte do Território Fiduciário das Ilhas do Pacífico. O país tornou-se independente em 1994, mas os laços com os EUA ainda são fortes.

Neste artigo, abordaremos alguns fatos curiosos sobre este arquipélago que é desconhecido pela grande maioria do público.

1. Palau tem uma espécie de spa natural. A lama branca encontrada na lagoa Via Láctea na Ilha Koror é considerada mágica. Alega-se que, ao aplicar a lama e a água lodosa na pele, é possível ficar 10 anos mais jovem. Evidentemente, isso não acontece na prática, mas, ainda assim, a maioria dos turistas faz questão de tomar um banho de lama na lagoa para que possam tratar a pele naturalmente sem visitar um spa.

curiosidades interessantes sobre o palau 1
Foto: PxHere

2. Com cerca de 20 mil habitantes, Palau tem a quarta menor população do mundo. Além disso, é o 16º menor país por área.

3. Considerando o tamanho do país, é possível dizer que o Palau é o lugar mais governado do mundo. Esse país é dividido em 16 estados, que ainda são divididos em municípios, sendo que cada um deles tem uma chefia tribal e uma legislatura eleita. Levando em consideração que a nação tem apenas 20 mil pessoas, podemos chegar à conclusão de que realmente se trata de um lugar “super governado”.

4. Há um grande lago de águas-vivas na Ilha Eil Malk. O lago foi em grande parte isolado do oceano no passado, mas está conectado a ele agora através de pequenas fissuras e túneis na rocha calcária. Milhões de águas-vivas douradas migram diariamente pelo lago. Essas águas-vivas não são venenosas e, portanto, as pessoas podem nadar com elas.

curiosidades interessantes sobre o palau 2
Foto: Richard Schneider / Flickr

5. Enquanto o mundo inteiro vê os tubarões como “vilões”, os palauenses foram os primeiros a protegê-los. O primeiro santuário de tubarões do mundo foi criado no país em 2009. Por conta disso, todas as atividades de pesca comercial de tubarões foram proibidas dentro das águas que abrangem o território do Palau.

6. Existem mais de 130 espécies diferentes de tubarão no Palau, sendo que mergulhar com eles é uma atração cada vez mais popular. Esperamos que outros países também aprendam com esta nação insular.

7. Há apenas uma prisão no país e, por mais incrível que possa parecer, trata-se de um destino turístico. Isso porque os prisioneiros produzem e vendem peças de madeira lindamente esculpidas em uma instalação de varejo localizada nas instalações da prisão. De acordo com o Unusual Traveler, embora a arte não seja necessariamente barata, ela incentiva os presos a se comportarem bem, pois recebem parte do dinheiro da venda.

curiosidades interessantes sobre o palau 3
Foto: Unusual Traveler

8. Crocodilos de água salgada são encontrados em abundância nos vários manguezais do Palau e até em partes de suas belas ilhas rochosas. Embora sejam considerados agressivos, há apenas um único ataque humano fatal que remonta à década de 1960. Aparentemente, as pessoas decidiram coexistir com todas as criaturas aqui.

9. Palau não tem uma força militar própria, mas ainda assim possui quem o defenda. Isso porque o exército dos EUA é responsável por defender Palau contra invasões estrangeiras através de um Tratado de Livre Associação.

10. A bandeira do Palau é composta de um campo azul claro com um grande círculo amarelo deslocado ligeiramente para o lado do mastro. Tal como acontece com as bandeiras de vários outros grupos de ilhas do Pacífico, o azul claro é a cor usada para representar o oceano. Já o círculo amarelo representa a lua que, por sua vez, simboliza a paz.

Bandeira do Palau
Foto: Klaus Stiefel / Flickr

11. A sociedade tradicional em Palau é um matriarcado. Sendo assim, as mulheres são geralmente as tomadoras de decisão na sociedade. As práticas matrilineares prevalecem na herança cultural, casamento, funeral e todos os outros aspectos da vida no país.

Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre Omã
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Nova Zelândia

12. Palau depende majoritariamente do turismo, responsável por aproximadamente 85% do PIB da nação, segundo a BBC. No entanto, nos últimos anos, a população do arquipélago vem reclamando de que o fluxo de visitantes tem saturado os locais mais populares, causando até mesmo danos aos recifes de corais na vida selvagem da região. Por conta disso, o governo local tem apostado na chegada de menos turistas, mas com maior poder aquisitivo.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Maior roedor

Qual é o maior roedor do mundo?

qual e o rio mais poluido do mundo

Qual é o rio mais poluído do mundo?