no

12 curiosidades interessantes sobre o Gabão

O Gabão, oficialmente conhecido como República Gabonesa, é um país praticamente desconhecido pela maioria das pessoas.

O Gabão, oficialmente conhecido como República Gabonesa, é um país desconhecido pela maioria das pessoas. Espremido entre Camarões, Guiné Equatorial, República do Congo e Oceano Atlântico, essa nação também é escassamente povoada, contando com uma população de pouco mais de dois milhões de pessoas.

Pensando nisso, listamos aqui alguns fatos curiosos que ajudam a mostrar um pouco da história, cultura e geografia do Gabão.

1. Amplamente descrito como o “último Éden da África”, o Parque Nacional de Loango é um dos melhores pontos de observação da vida selvagem do país. Situada entre as lagoas de Njomi e Ndogo, essa reserva de 1.550 km² abriga uma diversidade impressionante de habitats, de praias intocadas a savanas e florestas tropicais. Sem surpresas, também é o lar de uma variedade de vida selvagem, incluindo elefantes, gorilas, crocodilos e hipopótamos.

curiosidades interessantes sobre o gabao 1
Foto: Wikimedia Commons

2. Florestas cobrem quase 90% do território do Gabão. As florestas tropicais são cruciais para absorver as emissões do aquecimento climático do globo e, em 2019, o Gabão tornou-se o primeiro país africano a receber pagamento pela redução das emissões de carbono ao proteger sua vegetação tropical.

3. Segundo a UNESCO, as pessoas vivem no Gabão desde o período Paleolítico, passando pelo Neolítico até os atuais povos bantu e pigmeus. Os pigmeus se estabeleceram na região durante o final da Idade da Pedra e os migrantes de língua bantu se estabeleceram durante a Idade do Ferro. A referência mais antiga ao povo pigmeu remonta a 2276 a.C. Eles são conhecidos por sua baixa estatura e hoje representam cerca de 0,3% da população do país.

4. Cerca de 80% da população de gorilas da África vive no Gabão. Infelizmente, o vírus Ebola eliminou grande parte dos gorilas das planícies ocidentais no Congo e no Gabão. O país também abriga a maioria dos babuínos da África, representando quatro quintos dos babuínos do continente.

curiosidades interessantes sobre o gabao 2
Foto: Pixabay

5. O Gabão é o lar de centenas de cavernas de dolomita e calcário, muitas das quais ainda não foram exploradas. Com grande parte da massa de terra permanecendo sob a cobertura de florestas naturais, acredita-se que muitas cavernas permanecem desconhecidas.

6. Durante o auge da exploração escravagista por parte dos europeus, o Gabão era o centro da atividade de comércio de escravos. Libreville (“cidade livre”), a capital do país, foi fundada por escravos libertos.

7. A confecção de máscaras é uma parte importante da cultura gabonesa, sendo que os estilos variam drasticamente de acordo com o grupo étnico em questão. Ao criar tais máscaras, o povo gabonês demonstra respeito por seus ancestrais.

curiosidades interessantes sobre o gabao 3
Foto: Ninara / Flickr

8. O alemão Albert Schweitzer ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 1952 por seu trabalho humanitário no Gabão. Em 1924, Schweitzer fundou um hospital para tratar a lepra em Lambaréné, na então África Equatorial Francesa. Esse hospital ainda está em funcionamento.

9. Há incríveis 885 quilômetros de litoral para explorar no Gabão, com fascinantes praias de areia clara e lindos mares azuis.

10. A linha do equador atravessa somente 13 países, e o Gabão é um deles. Tradicionalmente, os países mais próximos dessa faixa tendem a enfrentar maiores dificuldades econômicas devido às desvantagens causadas por um clima quente, que muitas vezes é mais instável do que as nações de clima mais moderado. Curiosamente, a faixa amarela da bandeira do Gabão representa a linha do equador, por isso está posicionada no centro.

Bandeira do Gabão
Foto: Pixabay

11. O Gabão pode ser dividido em três regiões distintas: uma planície costeira estreita, um interior montanhoso e uma savana no extremo leste e sul do país.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Finlândia
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre as Filipinas

12. A economia do Gabão é bastante dependente do petróleo. O país dependia principalmente da exploração de madeira e manganês até o início dos anos 1970, quando reservas de petróleo foram descobertas em sua costa. Atualmente, o Gabão desfruta de uma renda per capita quatro vezes maior do que a maioria das nações da África Subsaariana.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Chuva de meteoros

Como se forma uma chuva de meteoros?

como se formam as praias

Como se formam as praias?