no

12 curiosidades interessantes sobre aniversários

Todos os anos há um dia especifico em que as pessoas esperam comer bolo, assoprar velas e receber presentes.

Em um mundo onde muitas coisas tendem a nos dividir de alguma forma, todos nós ainda somos unidos por aniversários. Qualquer um que esteja vivo está no máximo 365 dias longe desta ocasião feliz, a menos, é claro, que você tenha nascido em um dia de ano bissexto.

Em reconhecimento a esse dia especial para todos, aqui estão 12 fatos curiosos bastante fascinantes sobre aniversários e suas tradições. Confira:

1. Os historiadores acreditam que as primeiras pessoas a celebrar aniversários foram os romanos. Na data de nascimento de familiares, amigos ou até mesmo de parceiros de negócios, os celebrados eram agraciados com banquetes, presentes e orações.

curiosidades interessantes sobre aniversarios 1
Foto: Wikimedia Commons

2. Hoje, os aniversários são bem mais apreciados pelas crianças, mas nos séculos passados, as festas de aniversários eram dedicadas aos adultos. Foi só no século 19 que os aniversários das crianças passaram a ser amplamente comemorados. Os aniversários das crianças foram inicialmente reconhecidos apenas pelos alemães, que cunharam o termo kinderfest, que significa algo como “festas infantis”.

3. No século 20, os aniversários passaram a ser reconhecidos como rituais importantes na vida de uma criança. Nessa época surgiu a tradição de que tais comemorações poderiam ajudar as crianças a se adaptarem às mudanças biológicas e sociais relacionadas à idade que vêm juntamente com o crescimento.

4. A colocação de velas em bolos de aniversário tem várias origens possíveis. A tese mais compartilhada é que isso tem a ver com os gregos antigos que colocavam velas em bolos de mel em forma de lua feitos para a deusa Ártemis. Outra hipótese sobre a origem das velas de aniversário está enraizada na prática alemã de colocar uma vela no centro de um pão ou bolo feito à semelhança do menino Jesus para simbolizar a luz da vida.

curiosidades interessantes sobre aniversarios 2
Foto: Pixabay

5. Os primeiros cristãos consideravam as comemorações de aniversário de natureza pagã. Na época medieval, no entanto, a coisa mudou. A partir desse período, surgiu a crença de que as celebrações afastavam os maus espíritos que eram atraídos pelas pessoas em seus aniversários. Além disso, muitos achavam que visitas amigáveis, bons desejos, folia e alegria em geral assustavam esses espíritos malignos.

6. As irmãs Mildred e Patty Hill escreveram a canção “Good Morning to All” em 1893, uma música para as crianças cantarem na entrada da escola. Embora as notas tenham sido mantidas, a letra foi posteriormente alterada, dando origem à canção “Happy Birthday to You”. A música chegou ao Brasil ainda cantada em inglês no final da década de 1930, mas recebeu uma letra adaptada em 1942 por Bertha Celeste, transformando-se no famoso “Parabéns a Você”.

7. Os resultados de um estudo lituano sugerem que as mulheres tendem a se sentir mais amadas e especiais em seus aniversários do que os homens. Além disso, notou-se que 90,9% dos entrevistados preferiam comemorar seus aniversários com amigos. Descobriu-se também que 49,2% preferiam que seus aniversários fossem organizados por terceiros, contra 21,4% que preferiam organizar os aniversários por conta própria.

curiosidades interessantes sobre aniversarios 3
Foto: Pixabay

8. Em todo o mundo, a cada ano, mais de 2 bilhões de cartões de aniversário são enviados. Esse valor pode ser até considerado “baixo” se levarmos em conta o número total de pessoas que vivem na terra (mais de 7 bilhões), mas precisamos considerar o fato de que os cartões de aniversário não são populares em todo o planeta.

9. Existe algo conhecido como “aniversário de ouro”. Basicamente, o aniversário de ouro é aquele aniversário em que a data de nascimento de uma pessoa e sua idade são exatamente as mesmas. Isso significa que se a data de nascimento de uma pessoa for, digamos, o dia 14 de um mês e ela fizer 14 anos nessa data, seu 14º aniversário será o seu aniversário de ouro.

10. Se levarmos em conta todos os aniversários em todo o mundo em um ano, qual mês você acha que terá o maior número de aniversariantes? Bem, se você ainda desconhecia, saiba que é o mês de agosto! Estima-se que agosto abriga 9% de todos os aniversários do mundo!

curiosidades interessantes sobre aniversarios 4
Foto: Pixabay

11. Se você pensa que é um pirralho mimado que gasta enormes quantias de dinheiro nas comemorações do seu aniversário, saiba que existe gente bem mais extravagante por aí. Você não pode competir, por exemplo, com o Sultão de Brunei. A festa que ele deu em seu aniversário de 50 anos custou 27,2 milhões de dólares. Deve ter sido uma festinha bem humilde, não?

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Aerosmith
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Heineken

12. Desde a última vez que você comemorou seu último aniversário até o momento em que comemorar seu próximo, o planeta terá registrado pelo menos 50 mil terremotos.

Existem muitos fatos interessantes sobre os aniversários, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que os paises nao utilizam uma moeda global

Por que os países não utilizam uma única moeda global?

Quantos ovos comer por dia

Quantos ovos posso comer por dia?