no

12 curiosidades interessantes sobre a Mazda

Símbolo do cenário automotivo japonês, a Mazda construiu alguns dos carros esportivos mais icônicos e mais vendidos de todos os tempos.

A Mazda pode não ser o primeiro nome que vem à mente de uma pessoa que é solicitada a nomear as montadoras japonesas, mas ela certamente está entre as principais. Nas últimas décadas, essa marca provou que tem tudo para produzir carros incríveis e capazes de competir com alguns dos melhores veículos esportivos europeus.

De um modo geral, a Mazda é conhecida por construir carros esportivos com materiais leves, tecnologia de motor econômica, excelente dinâmica de direção e preços mais acessíveis em comparação com os fabricantes europeus. Pensando nisso, listamos aqui 12 fatos interessantes sobre essa montadora que você provavelmente ainda não sabe.

1. A Mazda apresentou seu primeiro veículo em 1931. O veículo em questão era um triciclo chamado Mazda-Go. Apesar de sua aparência incomum, o Mazda-Go conseguiu ser tão popular que foi a única coisa que a empresa fez nos quatorze anos seguintes.

curiosidades interessantes sobre a mazda 1
Foto: Wikimedia Commons

2. Embora tenha produzido o seu primeiro veículo em 1931, a Mazda começou suas atividades em 1920 como uma fabricante de cortiça com sede em Hiroshima, Japão. Originalmente nomeada Toyo Cork Kogyo Co., o principal negócio da empresa era a produção de rolhas de cortiça para atender às necessidades do exército japonês durante a Primeira Guerra Mundial.

3. Quando o negócio da cortiça faliu, a Mazda percebeu que tinha de encontrar um novo produto se quisesse sobreviver. Depois de fazer algumas pesquisas, a empresa identificou que a demanda por veículos no Japão estava crescendo consideravelmente, então ela começou a focar no segmento para competir com montadoras já estabelecidas, como a Yamaha.

4. A logomarca atual da Mazda consiste em um par de asas em forma de letra M circundadas por um oval. De acordo com a própria empresa, as asas simbolizam criatividade, vitalidade, pensamento flexível, resiliência e a gentileza da empresa. A Mazda sugere que sua logomarca também promove a ideia que a marca está sempre disposta a enfrentar desafios para desenvolver carros de alta qualidade e levar a tecnologia automotiva a novos patamares.

Volante de carro da Mazda
Foto: Pixabay

5. Em 1945, Hiroshima foi vítima de um ataque com bomba atômica pelos Estados Unidos que deixou grande parte da cidade destruída e mais de 80 mil mortos. Felizmente para a Mazda, uma enorme montanha ficava entre sua sede e o hipocentro da bomba, o que explica o fato de que a construção permaneceu quase ilesa.

6. Curiosamente, cerca de um ano após a bomba, a Mazda chegou a fornecer acomodação a entidades públicas e empresas, incluindo a Prefeitura de Hiroshima, a rede de televisão NHK Hiroshima e o tribunal local.

7. O MX-5 Miata pode não ser o maior carro esportivo de dois lugares já construído, mas suas vendas têm sido robustas desde seu lançamento em 1989. De fato, a Mazda vendeu tantos Miatas que esse veículo obteve o recorde mundial de carro esportivo de dois lugares mais vendido de todos os tempos.

curiosidades interessantes sobre a mazda 3
Foto: Wikimedia Commons

8. Há vários motivos para amar o Miata. Para começar, ele é relativamente barato de comprar e manter, ao contrário de seus concorrentes europeus. Além disso, o Miata também é incrivelmente prazeroso de dirigir graças à sua natureza leve, excelente distribuição de peso e tração traseira digna de aplausos.

9. Em 2017, a Toyota comprou uma participação de 5% da Mazda como parte de um negócio que viu as duas empresas construírem uma fábrica de montagem de veículos elétricos de $ 1,6 bilhão nos Estados Unidos.

10. A palavra “Mazda” é derivada do termo zoroastriano Ahura Mazda que significa “Deus da Vida”.

curiosidades interessantes sobre a mazda 4
Foto: Pixabay

11. O Mazda RX-7 foi mostrado em dois filmes da franquia “Velozes e Furiosos” por conta das suas notáveis capacidades de desempenho em pistas de rua.

Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre a Aston Martin
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Ferrari

12. A Mazda sempre deixou claro que deseja que seus clientes possam sentir um senso de unidade com seus carros, pois quando um motorista e seu veículo estão em perfeita harmonia, a experiência de direção é elevada a novos patamares. A filosofia Jinba-Ittai (que descreve a unidade de um cavalo e seu cavaleiro) foi usada pela primeira vez no desenvolvimento da primeira geração do Miata e, desde então, foi replicada em muitos outros modelos.

Uma montadora com uma trajetória de respeito, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

como saber se o mel e puro

Como saber se o mel é puro?

Tartarugas

Por que as tartarugas vivem tanto tempo?