É difícil encontrar alguma pessoa que não goste de golfinhos, afinal, eles são divertidos e particularmente amigáveis com os humanos. Ainda assim, o que pouca gente parece perceber é que essas criaturas marinhas são muito mais do que seres narigudos pra lá de adoráveis.
Desde ouvir com a mandíbula até lembrar de detalhes por décadas, aqui estão doze fatos de cair o queixo que provam que os golfinhos são as criaturas mais legais do oceano (e talvez até de todo o planeta).
1. A pele dos golfinhos, que é lisa e elástica, desempenha um papel importante em seu movimento debaixo d’água. Para nadar com a maior eficiência possível, a pele de um golfinho-nariz-de-garrafa, por exemplo, se descama para que novas células da pele substituam as células velhas a cada duas horas, o que é nove vezes mais rápido do que os humanos. Isso ajuda a garantir uma superfície corporal lisa que aumenta a performance de nado no fundo do mar.
2. Cientistas descobriram que os golfinhos têm uma linguagem falada altamente desenvolvida que conta com uma combinação de pulsos, cliques e assobios que os permitem se comunicar. Um estudo de 2016 publicado na Physics and Mathematics, descreve que a linguagem desses animais “exibe todas as características de design presentes na linguagem falada humana, o que indica um alto nível de inteligência e consciência nos golfinhos”.
3. Os golfinhos ouvem com suas mandíbulas. Isso ocorre porque esses animais sentem a vibração do som retornar ao sentir pulsações em suas mandíbulas.
4. A baleia orca é uma espécie de golfinho, não uma baleia. Curiosamente, embora a média de idade das orcas chegue aos 50 anos, não é incomum que alguns desses animais cheguem 80 anos.
5. Nós, seres humanos, inspiramos e expiramos sem perceber, quer estejamos dormindo, acordados ou totalmente inconscientes. Os golfinhos, entretanto, precisam tomar uma decisão ativa sobre cada respiração. Por causa disso, eles nunca adormecem por completo.
6. Esqueça os elefantes; na verdade, os golfinhos são os animais com as memórias mais duradouras. Uma pesquisa publicada no Proceedings of the Royal Society em 2013 provou que os golfinhos-nariz-de-garrafa podem se lembrar dos assobios de outros golfinhos com quem conviveram por até duas décadas, mesmo quando estavam separados uns dos outros.
7. Um dos poucos animais além dos humanos que gostam de sentir prazer através de relações sexuais são os golfinhos, segundo a revista Science. De fato, eles são conhecidos por praticar as preliminares e várias posições quando copulam.
8. Normalmente pensamos nos golfinhos como habitantes das águas salgadas, mas existem espécies de golfinhos que preferem a água doce dos rios, incluindo o tucuxi, o golfinho do rio Amazonas.
9. Normalmente, quando um animal se olha no espelho, ele ignora o que vê ou pensa que o reflexo é outro animal e age agressivamente. Entretanto, não é assim com os golfinhos, que podem reconhecer que não é outro animal olhando para eles, mas sim seu próprio reflexo.
10. Essas criaturas desenvolvem uma nova camada de dentes a cada ano, criando anéis que podem informar a idade de cada golfinho (semelhante ao que ocorre com as árvores).
11. Os olhos dos humanos se movem na mesma direção, coordenando-se uns com os outros, mas cada olho de um golfinho opera de forma independente. Na prática, isso significa que esses animais podem ter uma visão muito mais ampla do que está acontecendo ao redor
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre os perus
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre tubarões
12. Os golfinhos descansam apenas metade de seu cérebro em um determinado momento. Por um período de sono, eles irão descansar o cérebro esquerdo; posteriormente, eles farão o mesmo com o cérebro direito. É possível saber qual parte do cérebro de um golfinho está ativa, já que o olho oposto permanece aberto, permitindo que ele nade em linha reta e observe os predadores.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉