O tênis é um esporte com raquete que pode ser jogado individualmente contra um único oponente ou entre equipes de dois jogadores cada. É também um esporte mundialmente popular, sendo praticado por milhões de entusiastas recreativos.
Ao longo deste artigo, você vai conferir alguns fatos curiosos que ajudam a ilustrar as nuances por trás do tênis e sua história.
1. Acredita-se que o tênis tenha se originado nos claustros monásticos no norte da França no século 12. Curiosamente, no conceito original do jogo, a bola era atingida com a palma da mão. De fato, nessa época, a prática era denominada “jeu de paume” (jogo da palma). As raquetes começaram a ser usadas somente no século 16.
2. O jogo era originalmente praticado por monges como uma forma de entretenimento durante ocasiões cerimoniais. Monges de toda a Europa gostavam de jogar “jeu de Paume” durante o século 14. Com o tempo, o jogo se espalhou e evoluiu por toda a Europa e além.
3. Especula-se que o termo “tênis” seja derivado da palavra “tenez” que os franceses gritavam ao colocar a bola em jogo. O termo “tenez” significa algo como “segure” ou “pega essa”. Quando a modalidade se modernizou, no fim do século 19, os calçados para a prática do esporte também ficaram conhecidos como tênis.
4. As bolas de tênis eram originalmente brancas. As bolas amarelas foram introduzidas somente em 1972 como uma forma de torná-las mais visíveis para aqueles que assistem aos jogos pela televisão. Essas bolas foram usadas em Wimbledon pela primeira vez em 1986.
5. Já se perguntou por que as bolas de tênis têm pelos? Pois bem, o feltro é responsável por dar durabilidade e permitir um maior controle da bola, pois oferece resistência ao ar e ao piso, propiciando também mais possibilidades ao tenista para colocar efeitos em suas batidas.
6. As bolas de tênis originais eram feitas de madeira. Foi somente mais tarde que um material de celulose foi usado para torná-las mais resistentes. Hoje, o ingrediente básico das bolas de tênis é a borracha.
7. O cortador de grama foi muito importante para que o tênis se tornasse popular para pessoas comuns em todo o mundo, em vez de ficar restrito às cortes reais na Europa. Com esta invenção, quadras de grama puderam ser facilmente mantidas e preparadas para a prática do tênis, o que tornou o esporte mais disponível para o público em geral através da criação de clubes esportivos.
8. Já se perguntou por que o sistema de pontuação do tênis é contado em 15, 30 e 40, em vez de 1,2 e 3? Bem, ninguém sabe ao certo como isso começou, mas a principal teoria é que os pontos dos primeiros jogos eram marcados em grandes relógios de parede. Desse modo, era marcado ponteiro pro alto, depois para a direita, depois para baixo, depois para a esquerda e, enfim, game (15, 30, 45). Tudo ia bem, até alguém inventar que cada game deveria ser vencido com pelo menos 2 pontos de vantagem. Daí fizeram uma “gambiarra” e o 45 passou a ser o 40, ao mesmo tempo em que o 50 passou a indicar “vantagem”.
9. Uma final de Grand Slam durou apenas 34 minutos. Na final do Aberto da França de 1988, Steffi Graf venceu Natasha Zvereva por 2 sets a 0 (ambos 6-0) em uma partida totalmente unilateral que levou pouco mais de meia-hora para ser finalizada.
10. O torneio de Wimbledon, mais antigo e mais prestigiado torneio de tênis do mundo, tem como convenção um código que indica o uso de roupas predominantemente brancas desde o final do século 19. À época, as marcas de suor encontradas nos uniformes coloridos não eram vistas com bons olhos, o que impulsionou a criação do mais famoso dress code do mundo do tênis.
11. Gritos, gemidos e grunhidos são intensamente perceptíveis em qualquer partida de tênis, especialmente no momento em que um tenista rebate a bola com a raquete. Na prática, isso costuma dar uma certa confiança aos jogadores e faz com que eles tenham a sensação de que o jogo está sob controle. Além disso, gritar também pode fazer com que o oponente perca o foco e a concentração em jogadas cruciais.
Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre o futebol americano
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o surfe
12. Uma partida de tênis competitiva dura, em média, cerca de 2 horas, ou até mais. Entretanto, de acordo com o Sportskeeda, a bola permanece em ação (ou seja, em um estado de movimento) por apenas 20 minutos em um padrão de jogo de 2,5 horas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉