no

12 curiosidades incríveis sobre o Pringles

Se os aperitivos Pringles são alguns dos seus lanches favoritos, tá na hora de conferir alguns fatos curiosos sobre eles.

Ostentando o fato de ser um dos aperitivos mais consumidos no mundo há mais de cinco décadas, o Pringles é atualmente vendido em vários países e a marca não dá sinais de que vai desacelerar a sua expansão. Produzido pelo grupo Kellogg’s, o Pringles inovou ao se tornar o primeiro lanche do tipo a ser vendido num tubo cilíndrico.

Todos reconhecem a forma curva da embalagem e o sabor distinto dos sabores de Pringles, mas aqui estão 12 coisas que você pode não saber sobre esses chips empilhados:

1. Os Pringles foram comercializados pela primeira vez sob o nome “Newfangled Potato Chips”, mas o nome não pegou (por razões óbvias). Ninguém sabe ao certo onde o nome “Pringles” se originou, mas há algumas teorias: uma hipótese supõe que pode ser uma homenagem ao detentor da patente de um equipamento de processamento de batata, enquanto outra dá indícios de que esse poderia ser o nome de uma rua.

curiosidades incriveis sobre o pringles 1
Foto: pxfuel

2. Embora tenha recebido algumas mudanças cosméticas ao longo dos anos, o sujeito bigodudo que serve como mascote da marca está lá desde o início. Seu nome oficial é Julius Pringles.

3. A forma de sela característica dos Pringles, criada pelo químico Fredric Baur, é tecnicamente conhecida como “parabolóide hiperbólico”. Pouca gente sabe, mas até computadores poderosos foram usados para garantir que a aerodinâmica dos chips pudesse mantê-los intactos até que chegassem aos clientes.

4. As latas cilíndricas, também inventadas por Fredric Baur, foram criadas especificamente para segurar os chips em pilhas e mantê-los frescos e intactos. Basicamente, o raciocínio por trás disso é que os salgadinhos armazenados em pacotes tendem a murchar e quebrar com facilidade.

curiosidades incriveis sobre o pringles 2
Foto: Mike Mozart/Flickr

5. Embora Baur tenha conceituado a maior parte do produto, um outro cientista, chamado Alexander Liepa, foi o grande responsável por melhorar e diversificar os sabores dos Pringles. De fato, o nome de Leipa pode ser encontrado na patente do produto.

6. Enquanto algumas variações têm um ponto normal acima do “i” no nome do produto, outras têm um ponto na forma de um dos chips, assim como o bigode de Julius Pringles.

7. Graças a um vídeo bastante satisfatório, agora sabemos como esses chips empilháveis são feitos. Primeiramente, uma combinação de água, flocos de batata e amido de milho é misturada e então enrolada em uma folha plana sob 4 toneladas de pressão. Depois de fritos em óleo quente e cobertos com tempero, eles fazem um “backflip” de uma esteira rolante para outra, caindo em pilhas perfeitas. Confira abaixo:

8. Fredric Baur, que projetou o sistema de embalagem do aperitivo, era um cara tão orgulhoso de sua realização que uma parte de suas cinzas foi enterrada em uma das latas cilíndricas do aperitivo. De acordo com a revista TIME, Baur pediu que seus filhos enterrassem parte de seus restos mortais cremados em uma lata de Pringles.

9. Assim como os flocos de milho podem servir como empanamento para frangos, alguns amantes da gastronomia pra lá de aventureiros já usaram o Pringles para dar mais crocância às aves.

10. Os Pringles são vendidos em mais de 140 países e as preferências culturais levaram ao surgimento de alguns sabores bizarros. Dependendo de onde você procurar, poderá encontrar Pringles com sabor de ovos, caranguejo, cachorro-quente e outras peculiaridades.

Latas de Pringles
Foto: Like_the_Grand_Canyon/Flickr

11. A razão pela qual os Pringles são os chips favoritos de muitas pessoas tem a ver com o fato de que eles são embalados ordenadamente, o que significa que eles não saem quebrados.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a pizza
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre peixes

12. Como os Pringles não são realmente feitos com batata pura (a receita pede batata processada desidratada), a FDA (agência dos EUA responsável pela promoção da saúde pública através da supervisão da segurança alimentar) decidiu em 1975 que os Pringles só poderiam ser chamado de “chips” se fornecessem uma isenção de responsabilidade, passando a ser identificados como “chips de batata desidratados”. Ainda assim, praticamente todos os americanos ainda os chamam simplesmente de “chips”.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Cortar cebola

Por que cortar cebola nos faz chorar?

por que as pizzas feitas no forno a lenha sao mais saborosas

Por que as pizzas feitas no forno a lenha são mais saborosas?