Vênus, o segundo planeta mais próximo do Sol, é uma raridade em muitos aspectos. Seja pelo seu brilho característico ou pelo curioso fato de “girar ao contrário”, esse astro consegue reunir algumas peculiaridades capazes de deixar muita gente surpresa.
Pensando nisso, nós do Zona Curiosa decidimos listar 12 fatos curiosos que certamente vão expandir o seu conhecimento sobre esse planeta. Confira!
1. Vênus recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza, cuja divindade equivalente na mitologia grega é Afrodite.
2. Vênus e Urano giram em sentido contrário ao dos outros planetas do Sistema Solar. Astrônomos sugerem que as colisões entre os pedaços que formaram esses dois planetas modificaram para sempre suas rotações.
3. Vênus está constantemente coberto por espessas nuvens de ácido sulfúrico, através das quais nenhuma luz visível pode penetrar. Por esse motivo, os astrônomos não conseguem visualizar as características do planeta por meio de telescópios ópticos. De fato, a maior parte do conhecimento sobre a sua superfície foi adquirida por meio de imagens de radar adquiridas de sondas espaciais da União Soviética.
4. Quando visto da Terra, Vênus é mais brilhante do que qualquer outro planeta ou estrela no céu (com exceção do Sol, obviamente). Em certas épocas do ano, ele é o primeiro astro visível no céu ocidental à noite. Em outras ocasiões, é o último astro visível pela manhã.
5. Como Vênus gira muito lentamente em torno de seu eixo (levando 243 dias terrestres para fazer uma rotação completa), um dia nesse planeta é mais longo do que um ano, que corresponde a 225 dias terrestres.
6. A alta temperatura da superfície de Vênus é um claro exemplo do efeito estufa. Por causa das grandes nuvens de ácido sulfúrico que cercam o planeta e sua espessa atmosfera de dióxido de carbono, quase toda a energia radiante do sol que entra na atmosfera acaba sendo mantida na superfície do planeta.
7. Vênus é frequentemente chamado de “irmão gêmeo da Terra” porque ambos os planetas compartilham quase o mesmo tamanho. Os cientistas estimam que o diâmetro desse planeta é apenas 650 km menor que a Terra e sua massa corresponde a 81,5% da massa terrestre.
8. Embora seja chamado de irmão gêmeo da Terra, as condições da superfície de Vênus são muito diferentes das encontradas na Terra. Os cientistas acreditam que a superfície do planeta é muito quente (chegando aos 484ºC) e seca, sem falar que não contém nenhuma água líquida, devido às temperaturas superficiais extremamente altas.
9. Várias civilizações antigas praticavam atos de adoração a Vênus de uma forma ou de outra e, surpreendentemente, a veneração do planeta persistiu até os tempos modernos. Para se ter uma ideia, foi sugerido que sacrifícios humanos foram oferecidos ao planeta ainda no século XIX pelas culturas polinésias e pelos índios Skidi Pawnee na América do Norte.
10. Ao contrário de outros planetas, Vênus praticamente não tem crateras em sua superfície. De acordo com a Enciclopédia Britânica, como a sua atmosfera é muito densa, asteroides menores são reduzidos a pó antes de chegarem à superfície do planeta, não deixando crateras menores.
11. Como as grandes massas de nuvens nunca saem dos céus de Vênus, nem a Terra nem o Sol são visíveis da superfície do planeta.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o planeta Mercúrio
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a interpretação dos sonhos
12. Em 2007, imagens e dados da espaçonave Venus Express foram capazes de confirmar que relâmpagos ocorrem em Vênus. De fato, esse fenômeno é mais comum por lá do que na Terra.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉