Uma esfera azul com um tom difuso, Urano é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. Ele foi o primeiro planeta a ser encontrado com o auxílio de um telescópio, tendo sido descoberto em 1781 pelo astrônomo William Herschel, embora ele originalmente tenha pensado que se tratava de um cometa ou de uma estrela. Dois anos depois, o objeto foi universalmente aceito como um novo planeta, em parte por causa das observações do astrônomo Johann Elert Bode.
Desde então, Urano tem sido tradicionalmente apelidado de “o planeta mais enfadonho do Sistema Solar” porque, à primeira vista, não parece ser tão vibrante ou repleto de dados interessantes como outros planetas. No entanto, os 12 fatos curiosos que você vai conhecer a seguir ajudam a refutar essa percepção.
1. Ao contrário da maioria dos outros planetas do nosso Sistema Solar que têm o nome de um deus romano, Urano tem o nome do deus grego que era a divindade que personificava o céu. Originalmente, William Herschel tentou chamar sua descoberta de “Georgium Sidus” como uma homenagem ao Rei Jorge III do Reino Unido. No entanto, a comunidade científica decidiu optar pela sugestão de Bode de chamá-lo de Urano, o deus grego do céu.
2. Por mais bizarro que possa parecer, a verdade é que Urano foi descoberto antes da Antártica. Como citado, esse planeta foi descoberto em 1781, enquanto que o descobrimento da Antártica só veio a acontecer em 1820.
3. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, com uma temperatura que pode chegar a -224ºC. Na prática, ele é um gigante de gelo. A maior parte de sua massa é um fluido denso de materiais “gelados” (água, metano e amônia) acima de um pequeno núcleo rochoso.
4. Urano provavelmente cheira mal. Na prática, o que acontece é que as nuvens na atmosfera superior do planeta são compostas principalmente de sulfeto de hidrogênio, que é a mesma coisa que faz com que ovos podres apresentem um odor tão repulsivo.
5. Um dia em Urano leva cerca de 17 horas. Por outro lado, ele completa uma órbita completa em torno do Sol (um ano no tempo uraniano) somente a cada 84 anos terrestres.
6. Como um gigante de gelo, Urano não tem uma superfície verdadeira, já que o planeta é formado principalmente por fluidos. Da mesma forma como uma espaçonave não teria onde pousar em Urano, ela também não seria capaz de voar por sua atmosfera ilesa, pois as pressões e temperaturas extremas destruiriam a sua estrutura de metal. Curiosamente, chove diamantes em Urano.
7. A nave espacial Voyager 2 da NASA é a única espaçonave que já se aproximou de Urano. Em 24 de janeiro de 1986, a nave passou a 81.000 km da atmosfera do planeta.
8. Urano tem 13 anéis conhecidos. Os anéis internos são estreitos e escuros, enquanto que os externos são coloridos.
9. Urano obtém sua cor azul esverdeada do gás metano na sua atmosfera. A luz solar atravessa a atmosfera e é refletida de volta pelos topos das nuvens.
10. Para efeito de comparação, se Urano fosse oco, cerca de 50 planetas Terra caberiam nele. Em outras palavras, se a Terra fosse uma maçã, Urano seria do tamanho de uma bola de basquete.
11. Urano tem 27 luas conhecidas. Embora não haja conhecimento acerca da composição de todas elas, sabe-se que aquelas que estão mais próximas do planeta são formadas predominantemente por rocha e gelo. Curiosamente, elas têm o nome de personagens das obras de William Shakespeare e Alexander Pope.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o planeta Saturno
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o planeta Júpiter
12. De acordo com a NASA, o ambiente de Urano não conduz à vida como a conhecemos. As temperaturas, pressões e materiais que caracterizam este planeta são provavelmente muito extremos e voláteis para organismos se adaptarem.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉