Com milhões de pessoas atendidas todos os dias, o McDonald’s desempenha um papel fascinante na formação da cultura internacional desde a inauguração de seu primeiro restaurante. De fato, essa franquia deixou de ser uma simples rede de restaurantes para se tornar um dos símbolos mais conhecidos da expansão econômica de empresas americanas para outros países.
Pensando nisso, listamos aqui uma compilação de 12 curiosidades surpreendentes sobre o McDonald’s que até mesmo seus clientes mais leais podem não saber.
1. O McDonald’s mais antigo em operação ainda mantém a sua marca visual original. O restaurante localizado em Downey, Califórnia, foi o quarto McDonald’s a ser aberto e funciona até hoje. O estabelecimento abriu as portas pela primeira vez em 1953.
2. O primeiro item de menu da história da franquia foi um mero cachorro-quente. De fato, a empresa começou suas atividades com o foco na comercialização de cachorros-quentes na década de 1930. Depois que os negócios aumentaram, os cachorros-quentes acabaram sendo gradativamente abandonados e o foco mudou para o que conhecemos hoje: hambúrgueres.
3. Os Arcos Dourados são o símbolo mais reconhecível do mundo. De fato, uma pesquisa realizada em diversos países mostrou que o símbolo do McDonald’s apresentava uma maior tendência a ser reconhecido pelos participantes do que a cruz cristã.
4. O molho secreto do Big Mac não é mais um segredo. O McDonald’s conseguiu manter a receita do molho Big Mac em segredo até que um suposto vazamento online revelou tudo em 2017. Se você quiser fazer o molho em casa, vai precisar de óleo de soja, picles, vinagre, gema de ovo, tempero de cebola, açúcar e sementes de mostarda.
5. Pouca gente sabe, mas a cada 14,5 horas, um novo restaurante da marca é aberto em algum lugar do mundo.
6. A salada Caesar do McDonald’s engorda mais do que os hambúrgueres da rede. Achou bizarro? Pois bem, o que acontece é que, embora as calorias possam ser maiores nos hambúrgueres, há uma quantidade maior de gordura nesse tipo de salada, o que é proveniente principalmente do molho.
7. O Ronald McDonald nem sempre foi o mascote da rede. Originalmente, o mascote do McDonald’s era um pequeno chef chamado Speedee, mas depois que as pessoas começaram a confundi-lo com o mascote de uma franquia rival, Ronald e sua grande peruca vermelha entraram em cena para tomar o seu posto. Você ainda pode encontrar a marca Speedee em alguns dos restaurantes McDonald’s mais antigos, como o de Downey.
8. Algumas celebridades americanas já trabalharam no McDonald’s em um algum momento de suas vidas. Rachel McAdams, Pink, Shania Twain e até mesmo o CEO da Amazon, Jeff Bezos, já chegaram a usar um crachá da rede de restaurantes.
9. Curiosamente, isso não se trata apenas de celebridades, pois estima-se que um em cada oito americanos já trabalhou em uma franquia do McDonald’s.
10. Mais de 68 milhões de pessoas comem no McDonald’s todos os dias. Para se ter uma ideia, esse número equivale à população do Reino Unido!
11. Embora seja uma marca globalmente conhecida, existem alguns países onde você não encontrará um McDonald’s. Você não encontrará a rede dos Arcos Dourados em nações como Gana, Barbados, Montenegro, Jamaica, Bolívia, Coreia do Norte, Islândia, Macedônia, Irã ou Bermudas. Os motivos por trás da ausência dos restaurantes nesses locais geralmente incluem baixa vantagem comercial e sanções econômicas.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre aviões
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Rolex
12. O Bill Gates pode comer de graça nos restaurantes da rede. Isso acontece porque ele tem um cartão dourado do McDonald’s que lhe dá fast food grátis. Infelizmente, não sabemos como alguém pode colocar as mãos em um cartão desse tipo.
Uma cadeia de restaurantes de grande sucesso comercial, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉