Espremido entre Rússia, Uzbequistão, Quirguistão, Turcomenistão e China, o Cazaquistão é realmente o coração da Ásia Central. De fato, essa nação é responsável por 60% do PIB da região, principalmente por conta de suas vastas reservas de petróleo, gás natural e minerais.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o rico patrimônio cultural, história e geografia deste país, os fatos interessantes listados a seguir certamente lhe darão uma visão melhor sobre o assunto.
1. Quando se trata de diversidade étnica, o Cazaquistão é o lar de 120 grupos étnicos e nacionalidades diferentes. Depois dos cazaques, os maiores grupos étnicos são os russos, os ucranianos e os uzbeques.
2. O Cazaquistão é o maior país sem litoral do mundo. À primeira vista, isso pode não parecer grande coisa, mas quando você considera o tamanho do Cazaquistão (9º maior país em território), a perspectiva pode mudar. Por conta disso, seus principais recursos hídricos são provenientes de geleiras, lagos e reservatórios.
3. Embora o Cazaquistão seja uma nação sem litoral, ainda possui uma marinha com cerca de 3.000 funcionários que utilizam cerca de 14 embarcações de patrulha costeira. As Forças Navais do Cazaquistão operam no Mar Cáspio, um enorme corpo de água fechado que é tecnicamente um lago, pois não está conectado ao oceano.
4. A maior e mais antiga instalação de lançamento de foguetes do mundo fica no Cazaquistão. O Cosmódromo de Baikonur está localizado na paisagem de estepe do deserto de Baikonur, perto do Mar de Aral. A União Soviética construiu as instalações na década de 1950 como base para as operações do programa espacial soviético. Tanto o Vostok 1, o primeiro voo espacial humano, quanto o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial, foram lançados deste local.
5. Se levarmos em consideração todo o seu tamanho, o Cazaquistão tem um número surpreendentemente baixo de patrimônios reconhecidos pela UNESCO, mas os que tem são muito interessantes. Entre os cinco estão três sítios culturais e dois naturais. Dos petróglifos de Tamgaly aos lagos de Saryarka, a diversidade entre os locais culturais e naturais mostra a abundância de paisagens e belezas históricas em todo o país.
6. O nome “cazaque” pode ser traduzido como “andarilho” ou “independente”. Na prática, isso fala muito da história do povo dessa nação como nômades e o espírito de independência profundamente enraizado na cultura cazaque. Quando traduzido diretamente, Cazaquistão significa literalmente “Terra dos Andarilhos”.
7. O kumis, um leite de égua fermentado, é a bebida nacional do Cazaquistão. Considera-se que tem uma textura leve com um sabor um pouco azedo e também pode ser preparado a partir do leite de camelo ou de mula.
8. Sleepy hollow é um termo usado para descrever uma doença que faz com que as pessoas durmam por dias ou semanas. Em março de 2013, vários casos do tipo foram relatados em Kalachi, uma vila remota no Cazaquistão, matando 152 pessoas. A doença não faz com que as pessoas durmam pacificamente, pois elas entram em um estado de alucinação acompanhado de vômitos, náuseas e desorientação. As investigações revelaram que o vazamento de gases tóxicos de sítios de mineração nas proximidades pode ter sido o fator responsável pelos sintomas letais.
9. O Cazaquistão se tornou a primeira ex-república soviética a pagar toda a sua dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2000, sete anos antes da data do vencimento do débito.
10. A equitação (montaria em cavalos) é uma grande parte da cultura cazaque, incluindo o esporte tradicional kyz kuu. Em suma, trata-se de uma corrida disputada entre um homem e uma mulher, ambos a cavalo, que termina com o homem beijando a mulher (quando a vitória vai para o homem) ou com a mulher batendo no homem com um chicote (quando a mulher sai vitoriosa).
11. Os cazaques têm uma estranha relação com seus cavalos, pois tanto reverenciam esses animais como também se alimentam de sua carne. Um pastor no Cazaquistão raramente mata um cavalo de sela que ele montou por toda a sua vida, mas ainda assim pode criar outros cavalos para consumo. Um prato muito popular do país, beshbarmak, pode ser preparado com carne de cavalo cozida que é servida em uma porção de macarrão.
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Catar
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Canadá
12. O Cazaquistão tem uma riqueza natural curiosa: um total de 99 elementos mencionados na Tabela Periódica de Mendeleev são encontrados no país. De fato, o Cazaquistão tem a segunda maior reserva mundial de chumbo, zinco, cromo e urânio e também está entre os dez maiores fornecedores de carvão, ferro, cobre, manganês e ouro. O Cazaquistão também possui uma abundância de petróleo e gás natural, sendo responsável pela 11ª maior reserva comprovada do mundo.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉