no

12 curiosidades incríveis sobre o Camboja

Além de ser famoso por sua cultura rica e vibrante, o Camboja também oferece belezas naturais e muitas oportunidades para turistas.

Aninhado entre Tailândia, Laos e Vietnã, o Camboja está no coração do Sudeste Asiático. Além de ser famoso por sua cultura rica e vibrante, o país também é repleto de belezas naturais e oferece muitas oportunidades para aqueles que desejam sair dos roteiros mais conhecidos.

Se você está planejando visitar o Camboja ou está apenas curioso para conhecer um pouco mais sobre ele, aqui estão alguns fatos interessantes sobre essa nação.

1. O Camboja é famoso em todo o mundo por seu extenso complexo religioso de templos conhecido como Angkor Wat. Na verdade, trata-se do maior complexo religioso do mundo inteiro, pois seus terrenos se estendem por mais de 500 acres. Para colocar isso em perspectiva, o complexo é cerca de 50 vezes maior que Machu Picchu.

Templo no Camboja
Foto: Pixabay

2. O Camboja é realmente um país repleto de templos – 4.000 descobertos, para ser exato. Embora isso já possa parecer uma quantidade enorme, você ficará surpreso ao saber que existem ainda mais templos ocultos que não foram documentados!

3. O budismo é a religião oficial do Camboja. De fato, estima-se que 95% dos cambojanos sejam budistas praticantes. A maioria dos feriados no calendário local são de origem budista e a religião é praticada no país desde o século V. E, obviamente, nada prova mais o amor do Camboja pelo budismo do que o espetacular Angkor Wat.

4. Os cambojanos celebram o Ano Novo em abril, pois o Ano Novo Khmer (Chaul Chnam Thmey), coincide com o calendário solar e marca o fim da época da colheita. Essa época marca a celebração do festival mais importante do ano.

curiosidades incriveis sobre o camboja 2
Foto: Wikimedia Commons

5. Quando o filme “Tomb Raider” foi lançado em 2001, muitos espectadores ficaram fascinados com a localização das filmagens. Com muitas cenas filmadas no Camboja, o longa-metragem teve um impacto significativo no país, de modo que o turismo floresceu quando milhares de pessoas em todo o mundo se reuniram neste destino para vislumbrar os templos populares.

6. Em todo o Camboja existem 19 línguas indígenas. Muitas delas variam de famílias linguísticas malaio-polinésias e representam muito bem a rica diversidade da nação. No entanto, apesar de haver mais de uma dúzia de línguas faladas, há apenas uma língua oficial, o Khmer, que é falado por cerca de 97% dos cambojanos.

7. O Camboja é o lar do maior lago de água doce do Sudeste Asiático, com quase 3.000 quilômetros quadrados. O Tonle Sap é responsável pelo sustento de quase metade das colheitas do país e serve como um importante centro de pesca para a população cambojana. Além disso, é um importante destino turístico da nação.

curiosidades incriveis sobre o camboja 3
Foto: Pixabay

8. Seguido de perto pela indústria têxtil, o turismo é a maior fonte de renda do país. Antes da pandemia, cerca de 6,5 turistas visitavam o Camboja a cada ano. A atração turística mais popular é, obviamente, Angkor Wat, mas outros concorrentes de peso incluem o complexo do Palácio Real em Phnom Penh e o Tonle Sap.

9. Embora os cambojanos sejam famosos por cozinhar seres rastejantes assustadores, como grilos, formigas e até tarântulas, a maioria das pessoas come peixes, legumes e arroz como parte de sua dieta diária.

10. Uma única faixa vermelha brilhante emoldurada por um azul profundo com o templo Angkor Wat no centro dá à bandeira cambojana o interessante status de ser a única bandeira do mundo com um edifício. Ao longo dos anos, a bandeira mudou várias vezes, mas sempre ostentou o templo que é sinônimo da cultura cambojana.

curiosidades incriveis sobre o camboja 4
Foto: Pixabay

11. A bordo de um tuk-tuk, você pode viajar para praticamente qualquer lugar do país! É um dos principais meios de transporte do Camboja e pode proporcionar uma experiência única e sem complicações.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Camarões
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Cabo Verde

12. Originalmente conhecido como Reino do Camboja em 1953, o país passou por cinco nomes diferentes desde então, até retornar ao seu nome original em 1993. A cada novo poder reinante, o nome do país mudou. Entre os outros nomes que compartilharam os holofotes estão a República Khmer e a República Popular de Kampuchea.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Coelho

Quantos anos vive um coelho?

Crateras de impacto

Por que existem tão poucas crateras de impacto na Terra?