no

12 curiosidades incríveis sobre o beijo

Há uma série de fatos legitimamente interessantes relacionados ao beijo que você provavelmente desconhece.

Beijar é uma demonstração de afeto tão comum que é raro alguém parar por um momento e decidir pensar na ciência por trás disso. No entanto, a verdade é que há uma série de fatos legitimamente interessantes relacionados ao beijo que você provavelmente desconhece.

Com isso em mente, nós do Zona Curiosa separamos 12 fatos curiosos sobre o beijo que você certamente deveria conhecer antes de sair por aí procurando alguém para beijar.

1. Muita gente ainda não sabe, mas beijar desencadeia a liberação de endorfinas que proporcionam uma sensação de euforia. No momento em que você cruza os lábios com alguém, as substâncias que são liberadas aumentam os sentimentos de emoção e carinho, deixando-o feliz após o beijo.

curiosidades incriveis sobre o beijo 1
Foto: Pixabay

2. Um beijo normal queima 6,4 calorias por minuto. Já um beijo apaixonado pode queimar até 20 calorias por minuto.

3. Um único beijo requer o uso de vários músculos. De fato, até 112 músculos posturais e 34 músculos faciais são usados quando você beija alguém!

4. Um beijo faz com que a pupila venha a se dilatar, o que pode explicar por que tendemos a fechar os olhos nesse tipo de situação. A excitação relacionada a um beijo faz com que seu sistema nervoso responda automaticamente a ele, o que, por sua vez, dilata suas pupilas.

curiosidades incriveis sobre o beijo 2
Foto: Pixabay

5. Dos 12 nervos cranianos, 5 acabam ficando envolvidos em um beijo. Esses nervos cranianos ajudam na transferência de sinais entre você e a pessoa que você está beijando. Na prática, essa é uma forma pela qual seu cérebro reunir o máximo de informações possível sobre a outra pessoa.

6. Enquanto 90% das culturas do mundo compartilham o beijo, outros 10% não fazem o mesmo. As culturas de algumas regiões do Sudão, por exemplo, acreditam que a boca é o caminho para a alma, então evitam beijar temendo que suas almas sejam roubadas com o toque boca a boca.

7. Enquanto beija alguém pela primeira vez, você troca cerca de 80 milhões de tipos diferentes de micróbios. Curiosamente, um relacionamento de longo prazo faz com que ambos os envolvidos compartilhem um meio microbiológico comum devido aos beijos constantes durante anos.

curiosidades incriveis sobre o beijo 3
Foto: Pixabay

8. Beijar reduz a pressão arterial. Segundo a CNN, isso ocorre porque, quando você beija alguém, a sensação de felicidade e o aumento dos batimentos cardíacos fazem seus vasos sanguíneos se expandirem amplamente, diminuindo assim a pressão arterial.

9. Hoje, um beijo de língua dura mais de 12 segundos, segundo a DW. Na década de 1980, no entanto, um beijo durava apenas 5,5 segundos, em média.

10. O beijo mais longo do mundo durou 58 horas, 35 minutos e 58 segundos. O casal tailandês Ekkachai Tiranarat e Laksana Tiranarat foi o responsável pelo estabelecimento do recorde mundial.

11. No que diz respeito aos gestos afetuosos, beijar não é apenas um comportamento social que desenvolvemos ao longo dos séculos. Na verdade, é um instinto que também podemos observar em orangotangos e outros primatas. Os gansos, por sua vez, expressam afeto tocando os bicos, enquanto que os elefantes colocam suas trombas na boca uns dos outros.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o corpo masculino
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o corpo feminino

12. Os pesquisadores estudam o beijo em um campo da ciência chamado filematologia. Nesse ramo, eles já descobriram, por exemplo, que duas em cada três pessoas inclinam a cabeça para a direita durante um beijo.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

por que os bebes piscam menos que os adultos

Por que os bebês piscam menos que os adultos?

Marshmallow não é vegano

Por que o marshmallow não é um alimento vegano?