no

12 curiosidades incríveis sobre Malta

Malta é uma das menores nações da Europa, mas o que lhe falta em tamanho, mais do que compensa em história, cultura e aventura.

Localizada no centro do Mediterrâneo, Malta é uma das menores nações da Europa, mas o que lhe falta em tamanho, mais do que compensa em história, cultura e aventura, seja por suas masmorras medievais e por algumas das mais belas praias da Europa.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de algumas das principais curiosidades sobre esse lugar que serve como uma mistura fascinante de influência italiana, árabe e britânica ao longo de sua história milenar.

1. Acredita-se que Valletta, a capital de Malta, tenha sido mapeada em 1564. Naquela época, o país era governado pelos cavaleiros da Ordem de Malta. Antes da chegada dos cavaleiros, a área era apenas uma porção de terra com uma única pequena torre de vigia chamada St Elmo. Os Cavaleiros planejaram a cidade como um refúgio para cuidar de soldados feridos e peregrinos durante as Cruzadas no século XVI. A cruz cruzada de oito pontas é agora um símbolo de Malta, vista em todos os lugares, desde as fachadas dos edifícios até a bandeira.

curiosidades incriveis sobre malta 1
Foto: Pixabay

2. Toda a cidade de Valletta é um Patrimônio Mundial da UNESCO. É frequentemente descrita como um museu ao ar livre, afinal, está repleta de elaborados palácios barrocos, imponentes fortificações e edifícios embelezados. De certo modo, é possível ver sua história de 450 anos exibida em todas as ruas.

3. Malta é um destino de filmagem popular, o que é particularmente impressionante devido ao seu tamanho. Essa nação tem sido o local de filmagem para tudo, desde ‘Capitão Phillips’ até ‘Fúria de Titãs’. O primeiro longa-metragem filmado na ilha foi ‘Sons of the Seas’ em 1925. Desde então, mais de 150 filmes foram rodados em Malta, total ou parcialmente.

4. Malta possui mais carros por metro quadrado do que em qualquer outro lugar do mundo. Para se ter uma ideia, existem mais de 394.955 veículos registrados no país, e com uma população de pouco mais de 425.000, isso significa que existem 766 veículos por 1.000 pessoas.

curiosidades incriveis sobre malta 2
Foto: Pixabay

5. Devido à conquista da ilha por tantas nações, a influência de outras línguas no dia a dia é normal. Até aos anos 90, em Malta não se encontrava nenhuma televisão inglesa, mas apenas estações maltesas e italianas. Portanto, muitos malteses aprenderam italiano assistindo a desenhos animados italianos. O inglês é a segunda língua nacional e o maltês (que é uma combinação de influências árabes, italianas e inglesas) é a língua nacional de Malta.

6. Pode não ser tão simples quanto parece, no entanto, quando Malta foi escolher por quem seria conquistada, eles escolheram se tornar uma colônia britânica e não foram forçados a tomar essa decisão.

7. Malta tem um dos melhores climas do mundo e recebe mais de 3000 horas de sol por ano, o que a torna perfeita para férias durante praticamente qualquer mês.

curiosidades incriveis sobre malta 3
Foto: Pixabay

8. Malta desfruta de algumas das águas mais claras do mundo, sempre perfeitas para mergulho. Você pode explorar recifes, navios afundados e aeronaves naufragadas dentro e ao redor de suas costas.

9. Malta é um dos poucos países do mundo onde os motoristas dirigem do lado esquerdo da estrada. Esse é um detalhe remanescente que sobrou de seu domínio britânico.

10. Infelizmente, a única coisa que Malta sente falta quando se trata de natureza, são as florestas. Você pode encontrar apenas uma pequena floresta chamada Buskett. De fato, o nome Buskett vem da palavra italiana Boschetto, que significa pequeno bosque.

curiosidades incriveis sobre malta 4
Foto: Wikimedia Commons

11. A taxa de criminalidade em Malta é quase insignificante. Não importa seu sexo ou idade, você sempre se sentirá seguro em qualquer lugar que vá.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre as Maldivas
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Malásia

12. Cerca de 17.000 anos atrás, Malta fazia parte da cordilheira submarina que ligava o norte da África e a Sicília, mas estava completamente submersa. Quando o Estreito de Gibraltar fechou, o nível do mar baixou para revelar a ilha. Permaneceu conectado ao norte da África e à Sicília por milhares de anos depois. Curiosamente, arqueólogos já encontraram na região restos de animais nativos da Europa e do norte da África, incluindo elefantes e hipopótamos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Rússia

A Rússia faz parte da Europa ou da Ásia?

podemos retirar a parte com mofo do pao e comer o resto

Podemos retirar a parte com mofo do pão e comer o resto?