Para um país pequeno, Luxemburgo tem muito a mostrar. Localizado no coração da Europa, essa nação está repleta de paisagens bucólicas, restaurantes e agitada vida noturna, sem falar que também possui um dos mais altos padrões de vida do mundo.
Ficou intrigado com este país minúsculo? Então, aqui estão listados alguns fatos interessantes sobre Luxemburgo que você talvez não conheça.
1. Com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita anual de 98.631 euros, Luxemburgo é considerado o terceiro país mais rico do mundo. O país tem sido um paraíso fiscal para os super-ricos e corporações desde a década de 1960, quando se tornou um centro financeiro para o comércio off-shore de títulos europeus. O país usa uma grande parte dessa riqueza para oferecer melhores moradias, saúde e educação à população e, como resultado, desfruta de um dos mais altos padrões de vida da Europa.
2. Após a derrota de Napoleão em 1815, o Congresso de Viena fez de Luxemburgo um Grão-Ducado. Na prática, isso significa que um grão-duque ou duquesa governa o território por direito de nascimento. Ao longo do século 19, havia até 14 grão-ducados em toda a Europa, como Saxe-Weimar, Toscana e Transilvânia, mas Luxemburgo é agora o único Grão-Ducado remanescente no mundo.
3. O luxemburguês é a língua nacional e é semelhante ao alemão em sintaxe e gramática. A maioria das crianças aprende isso no berçário e depois aprende francês e alemão na escola primária. No ensino médio, os adolescentes também aprendem a falar inglês. Curiosamente, o alemão e o francês são frequentemente usados para fins administrativos, sem falar que todas as leis do país são escritas em francês.
4. Com 681 carros por 1000 habitantes, Luxemburgo tem a maior taxa de veículos por pessoa na União Européia. Em 2020, a marca de carros mais popular no país era a Volkswagen, com 12,3% de participação de mercado, seguida por Mercedes e BMW.
5. Existem cerca de 170 nacionalidades diferentes que vivem no país. Os cidadãos da União Europeia representam 49,4% da força de trabalho de Luxemburgo, ostentando a maior porcentagem de expatriados da UE. Pouco mais de 43% da população de 525.000 habitantes de Luxemburgo são residentes estrangeiros. Os portugueses representam a maior proporção do grupo, com 16,4%.
6. O primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, foi o primeiro líder da União Europeia a se casar com alguém do mesmo sexo quando se casou com seu parceiro, Gauthier Destenay, em 2015. No ano anterior, 83% da população votou a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
7. Luxemburgo produz vinhos premiados. O Crémant de Luxembourg, um espumante de alta qualidade, ganhou 22 medalhas de ouro nos Prêmios Crémant em 2015. Esse vinho é produzido na região vinícola de Mosela de forma tradicional, semelhante ao Champagne. A bebida passa por dois ciclos de fermentação, sendo que o segundo requer nove meses de maturação em garrafa.
8. Em Luxemburgo, é costume levar uma caixa de chocolates ou flores quando convidado para a casa de alguém. No entanto, as flores não podem ser crisântemos, pois estas são usadas somente em velórios.
9. De acordo com algumas estimativas otimistas, existem cerca de 130 castelos no Luxemburgo, mas, realisticamente, provavelmente há pouco mais de cem, pois muitos deles podem ser considerados grandes residências ou mansões em vez de castelos.
10. Incluída na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, a Procissão Dançante de Echternach é uma antiga tradição religiosa em que milhares de peregrinos se reúnem na terça-feira de Pentecostes para participar de uma procissão em homenagem a São Vilibrordo, o monge fundador da Abadia de Echternach, que é reverenciado por seu trabalho missionário, suas boas ações e seus supostos dons para curar algumas doenças.
11. Uma das atrações mais famosas do país é o Bock Casemates, uma rede de túneis subterrâneos de 21 quilômetros.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Liechtenstein
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Lituânia
12. O nome do país originou-se do castelo Lucilinburhuc (“pequena fortaleza”) comprado por Siegfried, conde das Ardenas, em 963 d.C., que marcou a fundação de Luxemburgo.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉