no

12 curiosidades incríveis sobre Gana

Embora Gana seja relativamente pequeno em área e população, há muito a aprender sobre este lugar fascinante.

Acra, Gana
Foto: Wikimedia Commons

A República de Gana está localizada na sub-região da África Ocidental. Essa nação situa-se entre a Costa do Marfim e o Togo e faz fronteira com Burkina Faso a norte e com o Golfo da Guiné (Oceano Atlântico) a sul.

Embora relativamente pequeno em área e população, há muito a aprender sobre este lugar fascinante. Curioso para saber mais? Então, aqui estão alguns dos fatos mais interessantes sobre Gana!

1. Evidências arqueológicas sugerem a habitação humana do atual Gana desde a Idade do Bronze. No entanto, a maior parte do país foi amplamente desocupada até o século XI, quando o povo Acã ocupou a região entre 1200 e 1600. Hoje, eles são o maior grupo étnico do país. Os exploradores europeus chegaram em Gana no século XV e estabeleceram entrepostos comerciais para negociar ouro com os Acãs. Impressionados com os recursos de ouro na área, os britânicos chamaram o território de “Costa do Ouro Britânica”.

Foto: Pixabay

2. Fazendo jus ao seu antigo nome, o ouro responde por quase metade de todas as exportações de Gana. De fato, o país é o maior produtor de ouro da África e o 8º maior produtor de ouro do mundo.

3. Em 6 de março de 1957, Gana se tornou o primeiro país subsaariano (e o primeiro país da África negra) a conquistar a independência do domínio colonial. Nesta data, o país passou a ser conhecido pelo nome atual, que significa “Rei Guerreiro” na língua mande do povo Sonike.

4. Quando os ganenses morrem, muitos deles são enterrados em caixões temáticos. Segundo o The Guardian, os desenhos desses caixões geralmente assumem a forma de algo intimamente relacionado a essa pessoa. Por exemplo, se o trabalho da pessoa é o de motorista, ou se ela tem paixão por carros, o caixão pode ter o formato de um carro. Se a pessoa fosse um sapateiro, o caixão poderia ter a forma de um calçado. E por aí vai…

Foto: Wikimedia Commons

5. Com base na área de superfície, o Lago Volta, que tem uma superfície de 8.502 quilômetros quadrados, é o maior reservatório artificial do mundo. É também o terceiro maior lago artificial do mundo em volume. Para se ter uma ideia, esse lago abrange 3,6% da área terrestre de Gana.

6. A comida ganesa é uma mistura de sabores indígenas e influências externas, como europeia e indiana. No país, é comum encontrar ensopados à base de tomate com sabores complexos. Os ensopados geralmente contêm um tipo de peixe marinho ou de água doce e são comidos com uma massa que é usada para pegar o peixe e absorver o molho.

7. Em Gana, as crianças do povo Acã geralmente recebem um “nome do dia” que corresponde ao dia da semana em que eles nasceram. Por exemplo, uma criança nascida na segunda-feira terá o nome Adwoa ou Kwadwo. Adzoa para uma menina e Kwadwo para um menino.

Foto: Pixabay

8. O futebol é uma paixão nacional em Gana. Sua seleção nacional de futebol, também conhecida como Black Stars, em homenagem à estrela de cinco pontas exibida em sua bandeira, compete em nível internacional desde a década de 1940. Tendo vencido a Copa das Nações Africanas várias vezes, Gana é um dos países africanos mais fortes do esporte.

9. Hoje, a maioria dos ganeses se identifica como cristã. No entanto, a religião nativa do influente Império Ashanti era uma forma de politeísmo. Muitos elementos desta tradição de fé ainda estão ativos hoje e formam uma grande parte da cultura de Gana, sendo muitas vezes combinados com tradições cristãs através do sincretismo religioso.

10. O homem mais rápido do mundo a correr para trás é o ganense Ferdie Adoboe. Ele estabeleceu o recorde mundial ao completar uma reta de 100 metros correndo para trás em 13,6 segundos por volta de 1983. Você pode vê-lo em ação no vídeo abaixo:

11. O cedi é a principal moeda do país e é dividido em unidades menores chamadas pesewas. Por exemplo, cem pesewas fazem um cedi. A palavra cedi deriva de um termo africano usado para descrever búzios, pois, originalmente, as conchas reais de caracóis do tipo caury eram usadas como moeda!

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a França
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Gabão

12. O primeiro satélite desenvolvido no Gana foi lançado para o espaço em 2017. Resultado do trabalho desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da All Nations University, o satélite, designado GhanaSat-1, foi lançado da Estação Espacial Internacional.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Logomarca da NBA

Quem é o jogador da logomarca da NBA?

Qual a diferença entre erosão e intemperismo?