Voar se tornou algo comum na vida cotidiana das últimas décadas. Por conta disso, normalmente não pensamos muito sobre as nuances por trás dos aviões, desde que cheguemos em segurança aos nossos destinos.
Ainda assim, a verdade é que a aviação é um negócio tão fascinante que gostaríamos de compartilhar com você alguns dos fatos mais interessantes e divertidos sobre voos e aviões. Confira:
1. Os aviões são regularmente atingidos por raios, mas eles contam com uma engenharia cuidadosa que permite que a carga elétrica percorra a estrutura das aeronaves sem causar danos. Estima-se que, em média, um avião comercial em operação nos Estados Unidos seja atingido por um raio pelo menos uma vez por ano.
2. Em voos de longo curso, a tripulação de cabine pode trabalhar cerca de 16 horas por dia. Para ajudar a combater o cansaço, alguns aviões, como os Boeing 777 e 787 Dreamliners, são equipados com quartos minúsculos onde a tripulação pode dormir um pouco. Os quartos são normalmente acessados por meio de uma escada escondida que leva até um pequeno cômodo de teto baixo com 6 a 10 camas, banheiro e, às vezes, entretenimento a bordo.
3. A Administração Federal de Aviação (FAA) diz que não há necessariamente um assento mais seguro no avião, embora um estudo sobre acidentes aéreos tenha descoberto que os assentos localizados na parte de trás do avião costumam apresentar uma menor taxa de mortalidade. A pesquisa revelou que os assentos no terço traseiro da aeronave têm uma taxa de mortalidade de 32%, em comparação com 39% dos assentos do meio e 38% no terço da frente.
4. Os pneus dos aviões são projetados especialmente para suportar cargas de peso acima de 38 toneladas! Enquanto pneus convencionais são normalmente feitos de borracha sintética, os pneus dos aviões são feitos de borracha natural (látex). Na prática, isso se faz necessário porque este material tem moléculas maiores e mais pesadas, o que lhe dá uma estrutura mais estável.
5. Quando um avião pousa à noite, a tripulação de cabine costuma diminuir ou até mesmo apagar completamente as luzes internas. Isso ocorre porque, no caso improvável de o pouso do avião correr mal e os passageiros precisarem ser evacuados, seus olhos já estarão ajustados à escuridão.
6. A ideia de ver um motor de avião apresentando problemas em pleno voo pode até parecer assustadora, mas todo avião comercial pode voar com segurança com apenas um motor. De fato, a maioria dos aviões pode planar por uma distância surpreendentemente longa sem nenhum motor, graças a algo chamado “razão de planeio”. Devido à cuidadosa engenharia aeronáutica, os aviões podem planar por tempo mais do que suficiente para colocar todos em segurança no solo.
7. Aquelas linhas brancas que os aviões deixam no céu são simplesmente trilhas de condensação. Os motores das aeronaves liberam vapor d’água como parte do processo de combustão e, quando o vapor de água quente é bombeado para fora do escapamento e atinge o ar mais frio da alta atmosfera, ele é condensado e cria curiosas linhas brancas no céu. É basicamente a mesma reação que ocorre quando você vê sua respiração quando o tempo está muito frio.
8. Embora seja proibido fumar em pleno voo, os banheiros dos aviões ainda têm cinzeiros. A ideia por trás disso é que, se alguma pessoa violar a política de fumo, ela poderá jogar a ponta do cigarro em um lugar seguro, não em uma lata de lixo onde poderia teoricamente causar um incêndio. Ainda assim, tenha em mente que se você fumar no banheiro de um avião, receberá uma multa enorme.
9. Um estudo da Cornell University publicado na revista TIME em 2015 descobriu que o ambiente dentro de um avião realmente altera o sabor dos alimentos e bebidas. O próprio ar reciclado dentro da cabine do avião também não ajuda, já que a baixa umidade pode alterar a nossa concepção de sabores e aromas, fazendo com que qualquer alimento em um avião pareça insosso.
10. O pequeno furo localizado na parte inferior das janelas dos aviões serve para regular a pressão da cabine. A maioria das janelas dos aviões é composta de três painéis de acrílico, sendo que a janela externa funciona para manter a pressão correta da cabine. No caso improvável de que algo aconteça com o painel externo, o segundo painel atua como uma opção à prova de falhas. Já o minúsculo orifício na janela interna serve para regular a pressão do ar para que o painel do meio permaneça intacto.
11. As máscaras de oxigênio dos aviões geralmente fornecem suprimento por cerca de 15 minutos. Parece um tempo assustadoramente curto, mas na realidade é mais do que suficiente. Na prática, a descida rápida da aeronave para uma altitude mais baixa em caso de emergência leva menos de 15 minutos, o que significa que as máscaras de oxigênio têm ar mais do que suficiente para proteger os passageiros.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Rolex
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Nike
12. Por mais surreal que possa parecer, o lugar mais sujo em um avião não é o banheiro, mas aquela bandeja da qual você come a sua refeição. De acordo com um estudo conduzido pela TravelMath, as bandejas analisadas hospedavam 2.155 unidades bacterianas formadoras de colônias por polegada quadrada. Em comparação, o botão para dar descarga no vaso sanitário tinha apenas 265 dessas unidades na mesma quantidade de espaço.
Os aviões são muito interessantes, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉