A neve é uma daquelas coisas da vida que são capazes de provocar uma ampla gama de emoções. De fato, ela pode ser a única coisa no planeta com a dupla capacidade de ser ao mesmo tempo mágica e um aborrecimento total. No entanto, o que poucos parecem saber é que há muito mais sobre ela do que apenas isso.
Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de 12 informações surpreendentes sobre a neve que mudarão a sua concepção sobre essa ocorrência meteorológica.
1. Tecnicamente, a neve não é branca, mas translúcida, um fato que fica claro quando você olha para flocos de neve individuais em um microscópio. De acordo com o Gizmodo, quando esses cristais são iluminados, cada um deles desvia um pouquinho os raios de luz. No caso da neve, a quantidade de cristais é tão grande que os raios de luz ficam sendo desviados em cada cristal e, com esse “bate-rebate”, eles acabam voltando para o ambiente promovendo a coloração branca.
2. Curiosamente, nos casos em que a luz penetra mais profundamente na neve, mais luz vermelha pode ser absorvida do que luz azul. Nas regiões polares e alpinas que contêm algas com pigmento vermelho, a neve também pode assumir uma aparência rosada.
3. Considerado por algumas medidas como o lugar mais quente da Terra, o Vale da Morte, na Califórnia, provavelmente não é o lugar que você esperaria ver nevar. Entretanto, isso aconteceu várias vezes, mais recentemente em dezembro de 2008.
4. Assim como o Vale da Morte, o Deserto do Saara é amplamente visto como um lugar quente e seco, mas às vezes o que ocorre é exatamente o oposto. Em janeiro de 2021, neve caiu em meio às dunas de areia do deserto, mais precisamente na região que fica na Argélia.
5. A cidade de Syracuse, no norte de Nova York, está entre as mais nevadas dos Estados Unidos, o que costuma ser um problema para quem mora lá. Em uma tentativa irônica de conter isso, o Conselho da cidade aprovou um decreto em 1992 que proibia a neve antes da véspera de Natal. Obviamente, a Mãe Natureza não segue as regras humanas e, de acordo com os dados do Weather Underground, começou a nevar (levemente) no dia 24 e em mais três ocasiões na semana seguinte.
6. Apesar do ditado de que não há dois flocos de neve iguais, a verdade é que flocos de neve idênticos já foram encontrados. Em 1988, a cientista Nancy Knight, do National Center for Atmosphere Research em Boulder, Colorado, encontrou um par de flocos idênticos resultantes de uma tempestade em Wisconsin, nos EUA.
7. Segundo o Guinnes World Records, a maior briga de bolas de neve já registrada aconteceu há apenas alguns anos, como parte do PotashCorp Wintershines Festival I Saskatoon, Canadá. Ao todo, 7.681 pessoas participaram da batalha.
8. Conhecida cientificamente como “quionofobia”, o medo intenso da neve é uma fobia surpreendentemente comum que pode levar o paciente a ficar obcecado com as previsões do tempo, ficar dentro de casa ao menor sinal de nevasca e sofrer ataques de pânico relacionados à ocorrência desse fenômeno.
9. A cidade de Hiroshima hospeda o Campeonato Mundial de Construção de Iglu todos os anos. Ao longo da última competição, as equipes concorrentes chegaram a construir desde castelos de fadas a bolos de aniversário e criaturas gigantes.
10. De acordo com o físico Dan Snowman, do Rhode Island College, uma equivalência de cinco porções de neve para uma de água produz a matéria-prima ideal para construção dos melhores bonecos de neve.
11. Denominada Golden Snow Globe Awards, uma competição amigável coloca as cidades mais nevadas dos Estados Unidos umas contra as outras em um confronto anual. As regras são simples: a cidade com mais centímetros de neve para a temporada vence.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a música
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Internet
12. Em raras circunstâncias, trovões podem ocorrer no meio de uma tempestade de neve. Trata-se de um fenômeno particularmente raro, considerando que a neve geralmente abafa e suprime o som dos trovões.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉