Além da Torre Eiffel, do Louvre e da Riviera Francesa, a França é famosa por muitas outras coisas. De fato, sua longa e emocionante história rendeu-lhe uma das culturas mais exclusivas da Europa e alguns dos marcos mais emblemáticos do mundo.
Esteja você planejando visitar um dos destinos mais famosos do mundo ou apenas aprimorando suas curiosidades francesas, aqui estão alguns fatos interessantes sobre a França que todos deveriam conhecer!
1. A França é o destino turístico mais popular do mundo. Para se ter uma ideia, o país recebeu mais de 89 milhões de turistas estrangeiros em 2018. Sua maior cidade e capital, Paris, também é a terceira cidade mais visitada do planeta, ficando atrás apenas de Bangkok e Londres.
2. Temos que agradecer aos franceses por muitas das invenções úteis que conhecemos hoje. Por exemplo, o inventor francês Nicolas Appert teve a ideia de usar frascos de vidro selados e colocados em água fervente para preservar alimentos em 1809. Pierre Durand mais tarde inventou a lata. O sistema braille foi desenvolvido por Louis Braille, que ficou cego aos três anos. Enquanto isso, o médico René Laennec inventou o estetoscópio em um hospital em Paris em 1816 e Alexandre-Ferdinand Godefroy patenteou o primeiro secador de cabelo do mundo em 1888.
3. Pode surpreendê-lo saber que por quase 300 anos o francês foi a língua oficial da Inglaterra. Segundo o wiseGEEK, após a conquista normanda de Guilherme, o Conquistador, e a ocupação da Inglaterra, o francês foi introduzido em 1066 e permaneceu como a língua oficial até 1362. Como o francês normando era usado para pleitos, mas era amplamente incoerente para as pessoas comuns na Inglaterra, o parlamento eventualmente aprovou o retorno do inglês como única língua oficial.
4. Atraindo mais de 10 milhões de pessoas por ano, o Louvre é o museu mais visitado do mundo. Com mais de 380.000 objetos e 35.000 obras de arte, esse lugar certamente tem muito a oferecer.
5. Na França, por mais bizarro que possa parecer, é ilegal beijar alguém numa estação ferroviária enquanto um trem estiver na plataforma. Esta velha lei foi introduzida em 1910 a pedido dos chefes ferroviários que queriam impedir que os franceses amorosos atrasassem a partida dos trens. Curioso, não?
6. A França é famosa por sua comida requintada, que até foi incluída na lista do patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO em 2010. Especialistas descreveram a importância da gastronomia francesa como um costume social destinado a celebrar os momentos mais importantes da vida das pessoas e grupos, além de enfatizar a união por sua função de aproximar amigos e familiares e fortalecer os laços sociais.
7. Por falar em culinária, a França é o lar de algumas das iguarias mais exclusivas da Europa, variando de escargot (caracóis) a steak tartare (carne crua) e oursins (ouriços-do-mar). Entretanto, só porque algumas comidas francesas são incomuns para alguns gostos, não significa que elas tenham um gosto ruim! De fato, há quem diga que um prato de escargot carregado com manteiga, ervas e parmesão é indispensável.
8. Dizer que os franceses adoram comer queijo é um eufemismo enorme. Esse país é tão consumidor de laticínios que produziu cerca de 1,7 milhão de toneladas de queijo somente em 2018. Existem também cerca de 1.600 tipos distintos de queijo francês para experimentar, agrupados em oito categorias. Felizmente, os franceses não guardam tudo para si, pois, em 2018, o país exportou mais de 679.000 toneladas de queijo.
9. A maioria das noivas sonha em caminhar até o altar em um lindo vestido de noiva branco, mas poucas sabem que essa tradição popular se originou na França com o casamento de Ana da Bretanha e Luís XII da França em 1499. Na ocasião, a noiva usou um vestido branco para o casamento, marcando o início do costume popular ocidental. No entanto, não foi até 1840, quando a rainha Victoria se casou com o príncipe Albert, que o vestido branco realmente ganhou popularidade e a tradição foi cimentada.
10. O famoso croissant francês que todos conhecemos e amamos é, na verdade, uma adaptação do kipferl, um produto das padarias austríacas que remonta ao século XIII. Segundo a história oficial, o oficial de artilharia austríaco, August Zang, fundou uma padaria vienense em Paris em 1839. Na época, ele começou a servir o kipferl, que rapidamente se tornou popular entre os habitantes locais, tanto que alguns imitadores começaram a criar sua própria versão francesa, que chamaram de croissant devido ao seu formato crescente. E o resto, como eles falam, é história…
11. Segundo o folclore francês, colocar uma baguete na mesa de cabeça para baixo pode provocar azar na vida das pessoas ao redor. Essa superstição peculiar supostamente vem dos tempos medievais, quando os carrascos podiam pegar coisas nas lojas sem pagar por elas. Assim, os padeiros deixavam um pedaço de pão virado para eles.
Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre o Gabão
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Finlândia
12. Ícone da França, a Torre Eiffel foi inaugurada em 31 de março de 1889. Ela foi construída para celebrar os cem anos da Revolução Francesa (1789-1799), levante que alterou a estrutura política e social da França, abolindo a servidão e os direitos feudais.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉