A Bósnia e Herzegovina, uma nação cujo território apresenta um curioso formato triangular, é conhecida por seu papel na guerra devastadora após a desintegração da Iugoslávia na década de 1990 e, antes disso, como trampolim para a Primeira Guerra Mundial (o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado na capital Sarajevo em junho de 1914). No entanto, há mais neste país do que sangue e batalhas.
Para começar, é um dos países com maior diversidade étnica e religiosa da Europa. O islamismo, o cristianismo ortodoxo e o catolicismo romano são amplamente praticados por seus habitantes, sem falar que esse lugar também possui uma paisagem diversa, com um coração montanhoso escarpado, praias de areia dourada e florestas densas.
Curioso para conhecer melhor esta nação dos Bálcãs? Então, confira estes fatos interessantes sobre a Bósnia e Herzegovina!
1. Herzegovina, a parte sul do país, corresponde a apenas 20% da massa terrestre total, mas ainda assim é famosa por ser a casa de Mostar, uma cidade conhecida por seu encantador centro histórico. É também o lar de um dos símbolos mais conhecidos do país, a Ponte Velha do Centro Histórico de Mostar, construída pelos otomanos no século XVI, destruída em 1993 e restaurada anos depois.
2. Séculos antes da formação da Bósnia e Herzegovina, a nação já marcava presença no mapa de uma forma ou de outra. Entre 1377 e 1463 houve um “Reino da Bósnia”, sendo que o rei Tordácato I, um monarca implacável que adorava empunhar uma espada, foi provavelmente o líder mais famoso do reino. Entre outras coisas, ele fundou a cidade de Herceg-Novi, que hoje faz parte de Montenegro, e expandiu drasticamente as terras sob seu comando.
3. Os otomanos governaram a região da Bósnia de 1463 até ficar sob o controle da Áustria-Hungria em 1878. Após a Primeira Guerra Mundial, o país tornou-se parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e, após a Segunda Guerra, tornou-se parte da Federação Socialista da Iugoslávia. Sua independência ocorreu em 1º de março de 1992.
4. A maior parte do vinho do país vem da Herzegovina. A uva branca mais famosa da região é chamada Žilavka, que significa “raízes fortes”, pois suas raízes profundas podem suportar altas temperaturas e secas severas. Os melhores tintos encorpados do país, por sua vez, são feitos com a uva Vranac. A maioria dos enófilos (pessoas que estudam e gostam de vinhos) visita as vinícolas independentes ao redor de Trebinje.
5. Os bósnios são geralmente associados ao Islã, com cerca de 50% da população muçulmana. O cristianismo ortodoxo, que geralmente é praticado por sérvios, representa cerca de 30% da população, enquanto os católicos, principalmente croatas, representam cerca de 15% da população
6. A diferença entre um bósnio e um herzegoviniano é mantida como uma distinção regional, não uma distinção ética.
7. O Parque Nacional Sutjeska, que fica ao lado da fronteira com Montenegro, possui 3.500 acres de florestas tropicais. É o lar de 170 espécies de árvores, bem como milhares de animais. Esse Patrimônio Mundial da Unesco também abriga uma das cachoeiras mais altas da Bósnia, a Cachoeira Skakavac.
8. Os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, realizados em Sarajevo, foram os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno realizados em um estado socialista e em um país de língua eslava. Foi também a primeira Olimpíada a ocorrer nos Bálcãs, desde os primeiros Jogos Olímpicos de Atenas.
9. A Bósnia e Herzegovina pode ser mais conhecida por seus picos nevados, mas o fato é que esta nação também possui praias. Embora seja apenas um trecho de 22 km, o que o torna o segundo menor litoral do mundo, ainda é um lugar muito especial para aqueles que procuram lazer no país.
10. O lírio-dourado (Lilium Bosniacum) é o símbolo nacional da Bósnia e Herzegovina. Trata-se de uma flor nativa que tradicionalmente adorna presentes, sendo comumente usada para decorar bolos de aniversário e papéis de embrulho. Como um símbolo heráldico, data do Reino da Bósnia, do século XIV.
11. Ainda há milhares de minas terrestres não detonadas espalhadas pelo país devido à Guerra da Bósnia. Como resultado, a Bósnia e Herzegovina tem um dos problemas de minas terrestres mais graves do mundo.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Bolívia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Belize
12. A rede de bondes de Sarajevo é uma das mais antigas da Europa, tendo servido inicialmente como linha de teste para os bondes de Viena. Ela foi inaugurada no primeiro dia do ano de 1885.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉