no

12 curiosidades incríveis sobre a Bolívia

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de 12 fatos bastante interessantes sobre a geografia, cultura e história da Bolívia.

Localizada no coração da América do Sul, a Bolívia é um país que possui algumas características geográficas, históricas e culturais incríveis, como a capital mais alta do mundo. Esta nação sem litoral fazia parte do Império Inca e é famosa em seu continente por conta da sua beleza natural e suas enormes salinas.

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de 12 fatos bastante interessantes sobre a geografia, cultura e história da Bolívia.

1. La Paz é uma das cidades mais altas do mundo (localizada a 3.670 metros acima do nível do mar) e possui o sistema de teleféricos mais longo e mais alto do planeta, de onde você pode admirar algumas das mais belas vistas da cidade.

La Paz, Bolívia
Foto: Pixabay

2. A Bolívia tem duas capitais. Sucre é a capital onde fica o poder Judiciário, enquanto La Paz é sede do Executivo e Legislativo.

3. Das 36 culturas indígenas da Bolívia, o povo Quechua é o que tem a maior população. A maioria dos quechuanos vive nos Andes e trabalha principalmente com a agricultura. A família é importante para eles e o mesmo vale para a maioria dos bolivianos, de modo que é comum ver muitos membros de uma família morando na mesma casa.

4. O Salar de Uyuni, localizado no sudoeste da Bolívia, é o maior deserto de sal do mundo. Na prática, trata-se do legado de um lago pré-histórico que secou, deixando uma paisagem desértica de quase 11.000 km2 com uma enorme variedade de sal branco.

curiosidades incriveis sobre a bolivia 2
Foto: Pixabay

5. A Bolívia tem um dos maiores santuários de borboletas do mundo. O local abrange 24 hectares e está aberto todos os dias do ano. Estima-se que existem mais de 1.000 tipos de borboletas neste santuário.

6. A Bolívia tem uma das estradas mais perigosas do mundo, conhecida como Caminho da Morte. A via tem só 3 metros de largura e é margeada por precipícios e cachoeiras, mas, ainda assim, consegue atrair muitos turistas em busca de aventura.

7. Na Bolívia, as cholas são mulheres mestiças que utilizam vestimentas tradicionais estabelecidas durante o processo inicial de mestiçagem no atual território boliviano. De fato, o vestuário das cholas é uma mistura dos elementos impostos aos ameríndios pelo sistema colonial que limitava o uso de roupas identificadas como pertencentes às culturas dos Andes.

Cholas na Bolívia
Foto: Pixabay

8. A Bolívia é conhecida por ter muitas lhamas! Esses animais peludos muitas vezes podem ser vistos vagando por terrenos montanhosos com seus pastores. De fato, a lhama é o animal nacional do país e seu pelo é frequentemente transformado em tecidos e roupas.

9. Um prato tradicional na Bolívia é a saltenha, um tipo de pastel consumido principalmente pela manhã e que é vendido em praças, ruas e escolas. Geralmente, possui recheio de carne, às vezes incluindo azeitonas e passas.

10. A prisão San Pedro, na Bolívia, transformou-se numa atração turística famosa e única para muitas pessoas. Ao contrário de outras penitenciárias no mundo, esta prisão ostenta um ar de exclusividade porque permite que seus internos vivam com suas próprias famílias. Eles trabalham, ganham salários e às vezes até compram ou alugam acomodações por lá. É curioso pensar que, de um modo geral, há sempre um senso de comunidade nesse lugar.

curiosidades incriveis sobre a bolivia 4
Foto: Danielle Pereira / Flickr

11. A Bolívia foi nomeada em homenagem ao líder venezuelano Simón Bolívar. Ele lutou pela independência de cinco países do domínio espanhol: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Belize
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Bélgica

12. A Bolívia e sua história humana remontam a 5.000 anos, desde o Império de Tiauanaco-Huari.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Bocejar é contagioso

Por que bocejar é contagioso?

Girassóis em locais de desastres nucleares

Por que são plantados girassóis em locais de desastres nucleares?