Geograficamente isolada do resto do planeta, a Austrália é uma terra cheia de peculiaridades, idiossincrasias e contradições: vasta, mas escassamente povoada; extremamente quente, mas com locais que recebem mais neve do que os alpes da Suíça; cheia de tubarões, cobras e aranhas, mas ainda assim um lugar convidativo para férias.
Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de 12 fatos interessantes que provam que a Austrália é uma terra de diversidade, comida, história e algumas estranhezas bem curiosas.
1. Mais de 80% das plantas, mamíferos, répteis e sapos do planeta são exclusivos da Austrália e não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Alguns dos animais australianos mais conhecidos são os cangurus, dingos, vombates, o coala e o ornitorrinco.
2. Entre os anos de 1838 e 1902, nadar nas praias públicas em Sydney e outras partes do estado de Nova Gales do Sul era ilegal durante o dia por razões de “moralidade”. Isso ocorreu antes que os trajes de banho femininos entrassem no mercado e, com a falta de áreas específicas para cada sexo, a exposição do corpo feminino entre os homens era considerada um problema intransponível. No entanto, se você visitar uma praia australiana nos dias de hoje, certamente não encontrará tais restrições.
3. Os grandes desertos da região central da Austrália fazem com que a vasta maioria da população viva somente nas margens deste enorme país. De fato, mais de 90% da população da Austrália vive a 100 km da costa.
4. A Grande Barreira de Corais é o orgulho e a alegria da Austrália, sendo composta por quase 2.500 recifes individuais. Considerada o maior ecossistema do mundo, ela se estende até a metade da costa leste do país, o que significa que há muitos lugares para usar como pontos de partida para explorar esse lugar fantástico.
5. A Arábia Saudita não tem camelos suficientes, mas a Austrália tem até demais. Esses mamíferos que vivem no deserto foram introduzidos pela primeira vez em solo australiano durante o século XIX como meios de transporte, onde multiplicaram-se em números admiráveis (no auge, eram mais de um milhão) e, por fim, tornaram-se uma “praga” para os agricultores. Por conta disso, os australianos exportam camelos para os sauditas constantemente, segundo a BBC.
6. Curiosamente, a Austrália também exporta areia para o Oriente Médio, o que pode parecer estranho, dado o cenário desértico da Arábia Saudita. A razão por trás disso é o fato de que a areia abundante na Austrália é muito melhor para fins de construção civil e produção de vidro; portanto, ela é exportada em grandes volumes para a nação árabe.
7. A maior goleada registrada em uma partida oficial de futebol foi conquistada em solo australiano. O recorde foi estabelecido em 2002, durante o jogo das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA entre Austrália e Samoa Americana. A seleção australiana venceu seus rivais por 31 a 0. Você pode ver os gols ano vídeo baixo:
8. O Masterchef é irracionalmente importante na Austrália. Segundo a BBC, no ano de 2010, um debate televisionado das eleições gerais teve que ser remarcado para não colidir com a final do Masterchef australiano. “Posso entender o fascínio por cozinhar e comer”, reconheceu a então primeira-ministra Julia Gillard, que estava em corrida eleitoral contra Tony Abbott.
9. Você não pode ir para a Austrália e não experimentar o vinho local! Com uma variedade tão grande de regiões vinícolas, é difícil escolher entre elas. A maioria das regiões vinícolas fica nos estados de Nova Gales do Sul e Vitória, então, se você quiser descobrir algumas delas, uma viagem entre Sydney e Melbourne seria uma ótima maneira de fazer isso.
10. A Austrália pode até ser amplamente conhecida por suas praias ensolaradas, mas a sua região coberta por neve durante o inverno é maior do que os alpes da Suíça, por exemplo. Situados na região sudeste, os Alpes australianos formam a cadeia de montanhas mais alta do país.
11. A cultura aborígene australiana é considerada a mais antiga da Terra, mas foi somente em 1967 que os povos indígenas receberam todos os direitos de voto na Austrália, quase 50 anos depois que as mulheres no Reino Unido ganharam o mesmo privilégio.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Armênia
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Argentina
12. A australiana Qantas é comumente considerada a companhia aérea mais segura do mundo. De forma surpreendente, a empresa tem conseguido ser líder em praticamente todos os avanços importantes em segurança operacional nos últimos 60 anos sem sofrer uma única fatalidade na era dos motores a jato.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉