no

12 curiosidades incríveis sobre a Armênia

Embora tenha belas paisagens e cultura milenar, a Armênia é uma nação desconhecida para maioria das pessoas fora da região do Cáucaso.

Uma das nações mais bonitas e únicas da Eurásia, a Armênia possui belas paisagens, culinária interessante e muita história para contar. De fato, esse país tem muito a oferecer para cada turista que decide se aventurar por terras armênias, mas a maioria das pessoas fora da região do Cáucaso sabe muito pouco sobre a Armênia.

Pensando nisso, listamos aqui 12 fatos curiosos que certamente vão expandir os seus conhecimentos sobre esse lugar.

1. A capital armênia, Yerevan, é uma das cidades habitadas mais antigas do mundo. Fundada em 782 a.C. pelo rei Argisti I, ela é ainda mais antiga que Roma! O que você vê agora é uma capital moderna no estilo europeu, mas as origens da cidade são realmente impressionantes.

curiosidades incriveis sobre a armenia 1
Foto: Pixabay

2. A Armênia é o lar daquela que pode ser a vinícola mais antiga do mundo. Em 2011, arqueólogos descobriram o que se acredita ser a vinícola mais antiga do planeta, encontrada em uma caverna perto da aldeia de Areni.

3. A Armênia foi a primeira nação a adotar o cristianismo como religião de estado. O cristianismo se espalhou para o agora extinto Reino da Armênia logo após a morte de Jesus, embora tenha demorado até o início do século IV para ser adotado como religião oficial. Ainda assim, esse ato se concretizou na Armênia antes de qualquer outro país do planeta.

4. A Catedral de Echemiazim foi a primeira catedral construída no antigo Reino da Armênia, sendo edificada no século IV. De acordo com alguns estudiosos, ela é a mais antiga do mundo.

curiosidades incriveis sobre a armenia 2
Foto: Wikimedia Commons

5. A Armênia é um dos únicos países mais monoétnicos do mundo, já que 98% dos habitantes que vivem por lá são etnicamente armênios. A pequena porcentagem restante é composta por diferentes minorias étnicas, como yazidis, russos, ucranianos, curdos e outros.

6. O xadrez é uma disciplina obrigatória nas escolas armênias, o que explica porque os armênios são tão bons nisso. Para se ter uma ideia, a equipe nacional masculina já conquistou o Campeonato Europeu por Equipes (1999), o Campeonato Mundial por Equipes (2011) e as Olimpíadas de Xadrez (2006, 2008, 2012), enquanto a seleção feminina conquistou o Campeonato Europeu (2003).

7. De acordo com o Guinness World Records, o mais longo teleférico sem paradas é o armênio Tatev Aerial Tramway, com 5.752 m (18.871 pés) de comprimento. O espetacular teleférico conecta a vila de Halizor com o Mosteiro Tatev, oferecendo vistas espetaculares do desfiladeiro do rio Vorotan ao longo do caminho.

curiosidades incriveis sobre a armenia 3
Foto: David Stanley / Flickr

8. A Armênia tem seu próprio alfabeto, criado em 405-406 d.C. por um monge erudito chamado Mesrobes Mastósio. O alfabeto de Mastósio consiste em 38 caracteres distintos, entre consoantes e vogais.

9. O Monte Ararat é comumente visto como um dos principais símbolos da Armênia, sendo considerado sagrado por muitos armênios. Essa montanha coberta de neve tem amplo destaque na arte e na literatura armênias e está representada até mesmo no brasão do país. No entanto,  a verdade é que o Ararat fica localizado na Turquia. Nem sempre foi assim, entretanto, pois a montanha sagrada já foi do Reino da Armênia, da Pérsia, e da Rússia, antes de ficar sob domínio dos turcos.

10. Em 1915, o governo otomano orquestrou o extermínio sistemático de 1,5 milhão de armênios, um ato que ficou conhecido como Genocídio Armênio. A Turquia, o país sucessor do Império Otomano, nega constantemente que tenha sido um genocídio, mas governos de 28 países reconhecem os eventos como um ato genocida. O Tsitsernakaberd (foto abaixo) é um memorial dedicado às vítimas do genocídio que foi construído na capital Yerevan.

curiosidades incriveis sobre a armenia 4
Foto: Aleksey Chalabyan / Wikimedia Commons

11. Os eventos de 1915 forçaram milhões de armênios a fugir para o exterior, onde estabeleceram comunidades fortes principalmente nos Estados Unidos, Rússia e França. Estima-se que haja cerca de 5,6 milhões de descendentes de armênios vivendo no exterior, o que é maior do que a população da própria Armênia, estimada em quase 3 milhões.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Argentina
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Argélia

12. A Armênia é a pátria ancestral de celebridades como a cantora Cher, o ex-tenista Andre Agassi e Serj Tankian, o vocalista da banda de metal americana System of a Down. A Armênia também é parcialmente responsável pelas Kardashians, já que o pai Robert era armênio-americano de segunda geração.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Quadros para decorar ambientes

Quais as vantagens de usar quadros para decorar ambientes?

por que os estados unidos sao atingidos por tantos tornados

Por que os Estados Unidos são atingidos por tantos tornados?