Quando a maioria de nós pensa na Argentina, nossas mentes se inundam com imagens de bifes suculentos, pessoas dançando tango e estádios de futebol lotados de “hermanos”. No entanto, há muito mais na Argentina do que grande parte das pessoas imagina.
Do esporte originalmente praticado com um pato vivo ao primeiro filme de animação já produzido, aqui estão 12 fatos pra lá de curiosos sobre a Argentina.
1. Provavelmente uma das danças mais famosas da América Latina, o tango é conhecido por sua paixão e intensidade. A dança se originou na capital argentina, Buenos Aires, durante o século XIX e era bastante popular nas áreas pobres das docas. Como tal, muitos portenhos menosprezavam a dança, acreditando que era “humilde” e “desagradável”, mas isso acabou mudando e o tango se tornou um fenômeno cultural do país.
2. O nome “Argentina” vem da palavra latina “argentum”, que significa “prata”. A razão por trás disso tem a ver com o fato de que quando os conquistadores espanhóis originais conheceram os povos indígenas da região, eles receberam objetos de prata como presentes.
3. Pouca gente sabe, mas a Argentina produziu o primeiro longa-metragem de animação do mundo em 1917. Denominado “El apóstol“, o filme foi criado como uma sátira política dirigida ao então Presidente da Argentina, Hipólito Yrigoyen, e teve a honra de ser o primeiro filme de animação na história do cinema. Infelizmente, é um filme no qual não existem mais cópias na atualidade, apesar de terem sido conservadas algumas imagens.
4. O primeiro uso de impressão digital para identificação de um assassino ocorreu na Argentina em 1892, no caso referente à Francisca Rojas. Na ocasião foram assassinados dois filhos de Francisca e a culpa foi inicialmente atribuída ao seu vizinho. No entanto, após análises de impressões digitais, descobriu-se que a própria Francisca era a assassina.
5. Dos 97% dos argentinos de herança europeia, a grande maioria descende de espanhóis ou italianos. Isso se deve à colonização espanhola da Argentina e à migração em massa dos italianos que começou em meados do século XIX.
6. Fósseis encontrados na Argentina podem pertencer ao maior dinossauro já descoberto. De acordo com os pesquisadores, os ossos remetem a um saurópode que pode ter ultrapassado o tamanho dos maiores dinossauros da Terra, com mais de 30 metros de comprimento.
7. O sol amarelo que aparece no centro da bandeira da Argentina é conhecido como “Sol de Maio”, que representa o deus inca do sol, Inti. Especificamente, o nome “maio” se refere à Revolução de Maio de 1810 que marcou o início do movimento de independência da Argentina diante do Império Espanhol.
8. Durante a crise econômica argentina de 2001, o país viveu um de seus momentos mais sombrios. As contas bancárias precisaram ser congeladas e o valor do peso argentino despencou. Como resultado, protestos violentos ocorreram em todo o país e, em resposta a esta agitação, o presidente na época renunciou. A partir daí, houve tanta instabilidade política que a Argentina teve cinco presidentes diferentes em apenas dez dias.
9. Os governantes da cidade natal de Lionel Messi, Rosario, tiveram que proibir os pais de usarem o nome do jogador em seus filhos, pois uma enxurrada de bebês com o mesmo nome poderia levar a uma confusão generalizada.
10. Desde 1953, o esporte nacional da Argentina é o pato, uma modalidade disputada a cavalo que mescla elementos do pólo e do basquete. O esporte tem esse nome porque os primeiros praticantes lançavam um pato vivo dentro de uma cesta em vez de uma bola.
11. Em 1977, as autoridades argentinas enviaram uma mulher grávida chamada Silvia Morella de Palma para a Antártica com o objetivo de poder reivindicar a propriedade de parte do continente. Na época de sua viagem, Silvia estava grávida de sete meses e seu filho Emilio Marcos Palma Morella nasceu no dia 7 de janeiro de 1978, tornando-se a primeira pessoa a nascer na Antártida. Apesar do plano astuto, o território reivindicado da “Antártica Argentina” não é reconhecido pelo resto do mundo.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Argélia
Leia Também: 12 curiosidades surpreendentes sobre a Arábia Saudita
12. A Argentina é realmente uma terra de extremos. Além de ser o lar do ponto mais alto do Hemisfério Sul, o Monte Aconcágua (6.962 metros), que fica na província de Mendoza, também é na Argentina que fica o ponto mais baixo, a Laguna del Carbon (-105 metros), localizada na província de Santa Cruz.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉