no

12 curiosidades incríveis sobre a Argélia

De um deserto gigante que abrange quatro quintos do país à menor raposa do mundo, aqui estão alguns fatos bastante curiosos sobre a Argélia.

A Argélia é facilmente um dos países mais amigáveis e fascinantes do Norte da África. Desde o vasto e selvagem Deserto do Saara à incrível variedade de locais históricos e culturais, certamente há muitas coisas interessantes espalhadas pelo território argelino.

Esteja você planejando visitar a Argélia ou apenas revisando algumas curiosidades sobre o país, aqui estão 12 fatos curiosos sobre essa nação árabe.

1. Distribuída ao longo de mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, a Argélia é o maior país do continente africano. Apesar do tamanho do país, o Deserto do Saara cobre cerca de 90% do seu território. Como resultado disso, a maior parte da população vive nas regiões costeiras do norte com seu clima de tipo mediterrâneo.

curiosidades incriveis sobre a argelia 1
Foto: Pixabay

2. Os argelinos são famosos por seu comportamento caloroso e amigável, especialmente com os hóspedes. Para se ter uma ideia, é comum ver os argelinos convidando amigos ou até mesmo turistas para tomarem algumas xícaras de chá em suas casas.

3. Ao contrário da maioria das nações islâmicas, os status e as posições das mulheres na sociedade da Argélia são muito mais progressistas. Segundo o The New York Times, as mulheres representam 60% dos juízes da nação, 70% dos advogados e 60% da população estudantil. De fato, elas têm uma contribuição para a renda familiar maior do que os homens.

4. O animal nacional da Argélia é o feneco, também conhecido como raposa-do-deserto. Nativas do Deserto do Saara e da Península do Sinai, essas pequenas raposas apresentam inúmeras adaptações ao clima desértico, como seu corpo pequeno, patas peludas e orelhas excepcionalmente grandes.

curiosidades incriveis sobre a argelia 2
Foto: Pixabay

5. Embora apenas uma pequena parte das terras da Argélia seja arável, os habitantes locais cultivam uma variedade de culturas. Na costa cultivam-se culturas cítricas e trigo. No sul, os bosques de tâmaras são bastante comuns, de modo que o país é o décimo maior produtor dessa fruta do mundo. A região costeira com seu clima mediterrâneo também é o lar de vários vinhedos.

6. A Argélia realmente desfruta de um clima surpreendentemente variado, apesar de ser amplamente coberta pelo Deserto do Saara. Segundo o The Guardian, em algumas áreas, o país quase não recebe chuvas (menos de 25,4 mm por ano), enquanto em outras regiões vê até 760 mm por ano (mais do que cidades como Londres). Da mesma forma, as temperaturas podem variar de -6°C a mais de 40°C.

7. A Argélia abriga sete localidades que figuram na lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO. A mais famosa delas é Timgad, uma cidade romana que data de cerca de 100 d.C.

curiosidades incriveis sobre a argelia 3
Foto: Pixabay

8. A Argélia é um grande exportador de combustíveis fósseis. As extrações de petróleo, gás natural e amônia do país representam mais de 95% do total de suas exportações.

9. Você não encontrará álcool com muita facilidade na Argélia. Os restaurantes não costumam vender bebidas alcoólicas e, dos poucos que vendem, alguns não as têm listadas em seus menus.

10. Vá para Mohammadia na província de Mascara da Argélia e você encontrará a mesquita Djamaa El Djazair. Além de sua beleza pitoresca, a mesquita é uma das mais famosas por vários motivos. Por exemplo, ela abriga o maior minarete e é a terceira maior mesquita do mundo.

curiosidades incriveis sobre a argelia 4
Foto: Wikimedia Commons

11. Os cuidados de saúde nacionais foram introduzidos pelo governo em 1974 e ajudam a oferecer tratamentos gratuitos aos doentes e feridos. Quase todas as pessoas que vivem em áreas urbanas e cerca de 80% da população em áreas rurais têm acesso a saneamento adequado.

Leia Também: 12 curiosidades surpreendentes sobre a Arábia Saudita
Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre Angola

12. A hospitalidade é importante entre o povo argelino. É uma mistura de costumes árabes com tradições francesas. Todo mundo é cordial com estranhos e amigos. Em uma pequena reunião, é sempre educado cumprimentar cada pessoa individualmente, começando pelos mais velhos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Exames de sangue

Por que fazer jejum para exames de sangue é tão importante?

Choramos quando estamos com raiva

Por que às vezes choramos quando estamos com raiva?