Creepypastas são contos de terror que viralizam na internet através de fóruns, a origem precisa dessas lendas não é conhecida, mas imagina-se que elas surgiram nos anos 90 e levaram um tempo até terem seu auge por volta de 2010.
Os temas abordados vão desde assassinos em série até assombrações tenebrosas, contendo rituais, sacrifícios, mortos vivos e muitos outros aspectos do horror. Que tal adentrarmos mais nesse universo sombrio para entender melhor o seu conceito? Vamos lá?
O que significa a palavra ‘creepypasta’?
A revista ‘Time’ a procura de uma origem para esse viral, identificou que a palavra ‘creepypasta’ se deriva da palavra ‘copypasta’, que são aquelas correntes em você copia o texto e cola para outra pessoa sem fazer alterações, bem no estilo correntes de WhatsApp, entende? Só que nessa época as ‘copypastas’ eram repassadas em fóruns e e-mails, igual as ‘creepypastas’ fizeram posteriormente.
É sempre importante lembrar que essas histórias não são a mesma coisa que lendas urbanas ou folclore, elas são criações completamente da internet e não tem nenhuma origem em locais do mundo real. Apesar de muita gente tentar adaptar ou convencer que essas histórias têm algum fundo de verdade, elas são uma ficção de terror de autores talentosos e na sua maior parte não reconhecidos.
São baseadas em fatos reais?
É preciso deixar claro que essas histórias de terror macabro são de origem fictícia, elas são criadas apenas para gerar entretenimento entre os amantes do terror. Elas se populariam em sua maioria por conterem personagens que as pessoas se identifiquem como pessoas tímidas, excluídas, amantes de jogos ou de desenhos e também por algumas conterem vários clichês conhecidos como serial killers, assombrações em acampamentos de férias, casas assombradas, entre tantos outros.
Leia também: Gato preto: A origem do mito
Quais são as mais famosas?
Você provavelmente conhece várias creepypastas, elas ficaram famosas na década de 2010, algumas até inspiraram roteiros de filmes. Entre as mais famosas, podemos citar ‘Jeff, The Killer’, um serial killer que invade as casas a noite e mata as pessoas enquanto elas dormem.
‘Ben se afogou’, fala sobre um adolescente que compra um videogame de segunda mão e descobre que o save do antigo dono — um menino chamado Ben que se afogou — ainda está lá. Após apagar o save, ele começa a perceber várias coisas perturbadores acontecendo enquanto joga.
E por último, e acredito eu a mais famosa de todas, ‘Slender man‘, uma assombração magra, alta e sem rosto que usa um terno preto, em sua história, ele persegue e sequestra crianças que nunca mais são vistas.
Creepypastas são perigosas?
Como qualquer entretenimento, uma creepypasta pode sim gerar algum tipo de influência negativa em uma pessoa. Seus conteúdos usam muito de assuntos pesados que podem ser gatilho emocional para qualquer pessoa, entre esses assuntos estão coisas como rituais, suicídios e massacres.
Com o passar do tempo muitos ‘desafios’ fatais são relacionadas a creepypastas e como nunca se pode saber ao certo sua origem, é sempre bom ficar atento.
Então tenha sempre cuidado se alguma criança próxima de você está lendo uma creepypasta, elas oferecem conteúdos sensíveis e sua escrita é direcionada ao público adulto. Além de que pode ocasionar em uma série de noites agitadas, cheias de pesadelos e pânico.
Leia também: Avatar: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Filme
Você pode achar uma creepypasta em vários lugares da internet, hoje em dia elas são publicadas em vários sites de histórias originais e nas redes sociais. Sempre esteja preparado para uma leitura repleta de gatilhos emocionais e eventos perturbadores, não continue a leitura se ela estiver fazendo muito mal para você.