no

Bajau: Conheça o Curioso Povo da Indonésia

A Indonésia é um país que coleciona diversas curiosidades e hoje iremos conhecer o povo Bajau, um dos povos populares do país.

O planeta Terra surgiu há cerca de 4,5 bilhões de anos e de lá pra cá a humanidade tem colecionado bastante histórias. Não te surpreenderia falar que existem diversas populações curiosas e fascinantes espalhadas por aí, né?

Continua após a publicidade..

Pois bem, lá na Indonésia podemos encontrar um desses povos. Conhecidos como Bajau, essa população é uma das mais curiosas que existem atualmente. Prepare suas malas, pois hoje iremos fazer uma viagem para conhecer um pouco mais sobre esse povo.

bajau zona curiosa 2

Quem São?

O povo Bajau, ou povo Sama-Bajau, é um grupo étnico do Sudeste Asiático marítimo. Essa população está concentrada principalmente no sul das Filipinas, em Sabah na Malásia, no norte de Kalimantan e Sulawesi na Indonésia, assim como em Brunei. Eles são principalmente nômades e navegantes.

A maior parte do sustento desse povo vem principalmente do mar. Por esse motivo que às vezes são chamados de “ciganos do mar” ou “nômades do mar”. A maioria das casas do povo Bajau são construídas sobre palafitas ou até mesmo sobre barcos, já que a grande maioria tem um estilo de vida nômade.

Continua após a publicidade..

Divisão de Papéis

As mulheres Sama-Bajau têm seus próprios papéis na comunidade, especialmente no trabalho agrícola. Enquanto isso os homens estão envolvidos na forja, na construção de barcos e no comércio entre as ilhas. Geralmente as mulheres se dedicam à tecelagem,  à fabricação e venda de cerâmica.

Com exceção dos grupos totalmente nômades, a pesca é feita exclusivamente pelos homens, enquanto suas esposas e filhos se dedicam à coleta costeira.

Continua após a publicidade..
Bajau: Conheça o Curioso Povo da Indonésia

Habilidades

O povo Bajau é famoso por sua habilidade no mergulho, isso porque a maior parte da vida deles está no mar.  Eles conseguem prender a respiração por mais tempo do que os humanos de outros povos. Os Bajau nadam e mergulham quase todos os dias, por isso acabaram recebendo também o apelido de homem da água.

As crianças Sama-Bajau vivem a vida inteira sobre e no oceano. Para eles, o mar é praticamente a sua casa e o seu paraíso. Eles aprendem a mergulhar desde muito cedo. Para essas crianças, elas não apenas têm habilidades de natação e mergulho de nível especializado, mas também têm uma visão subaquática excelente e clara. Alguns deles aprenderam a pescar com arpão.

Religião

A maioria do povo Bajau é muçulmana. Isso foi passado geração em geração desde que seus ancestrais viajaram para as águas da Malásia e Brunei. Embora quase 95% dos Bajau sejam muçulmanos, existem algumas crenças de seus ancestrais que eles ainda não abandonaram que ainda podem estar relacionadas ao animismo e ao dinamismo. Em um grupo, geralmente há uma pessoa considerada anciã ou xamã que às vezes realiza rituais para a segurança de seu grupo.

Arte e Cultura

Engana-se quem pensa que esse povo não conhece a arte. Eles não só conhecem, como ainda têm suas próprias artes que são bem conhecidas na sociedade da Indonésia. As danças tradicionais Bajau são geralmente realizadas quando realizam uma cerimônia de casamento.

Eles também têm canções tradicionais que passaram para as gerações seguintes. Apesar de morar em um barco, os Bajau também gostam de tocar instrumentos musicais. Os instrumentos que eles mais utilizam são palau (uma espécie de instrumento de sopro), tagunggo e gabbang.

bajau zona curiosa 4

Leia Também: Países Baixos: O Que São e Onde Ficam?
Leia Também: Conheça o misterioso povoado indiano onde não há portas nem fechaduras

Mais Curiosidades

  • Foi descoberto que a maioria deles não sabia falar fluentemente indonésio, mas sim a língua malaia. Isso indica que seu sistema de parentesco está mais próximo do povo malaio do que dos indonésios.
  • A vida nômade do mar faz com que a Tribo Bajau não se preocupe tanto com a educação dos seus filhos. O resultado é que a maioria deles são analfabetos. Eles geralmente nem mesmo sabem suas idades.

Gostou de conhecer o povo Bajau? Então continua nos acompanhando, pois sempre trazemos diversas curiosidades fantásticas por aqui. Não esquece de compartilhar esse post!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Dália Negra: Conheça O Misterioso Caso

Dália Negra: Conheça O Misterioso Caso

Observando galáxias.

Quantas galáxias existem no universo?