Em termos básicos, podemos definir a avalanche como uma massa de neve que desliza pelas encostas das montanhas sob a força da gravidade, destruindo tudo o que vier a permanecer em seu caminho. De um modo geral, as avalanches podem ser extremamente mortais e são capazes de dizimar assentamentos inteiros localizados nas encostas ou na base de uma montanha.
Na maioria dos casos, as mortes decorrentes de avalanches são causadas principalmente devido à falta de oxigênio sofrida pelas pessoas que ficam soterradas pela neve. Mas, afinal de contas, quais são os fatores que podem levar ao surgimento de uma avalanche?
As principais causas por trás de uma avalanche
De acordo com a National Geographic, uma avalanche pode ser causada por muitos fatores diferentes. Alguns deles são naturais, como nevascas e chuvas, que podem fazer com que a neve acumulada desmorone ao longo de uma montanha. Além disso, terremotos e até mesmo a movimentação de animais também são outros fatores naturais que podem desencadear avalanches.
Por outro lado, os gatilhos artificiais que podem desencadear avalanches incluem a prática de esqui em locais inadequados, uso de snowmobiles, disparos de tiros e acionamento de explosivos. Vale destacar que até mesmo os gritos de uma pessoa podem causar avalanches, apesar de eventos desse tipo serem bastante raros.
As épocas mais propícias à ocorrência de uma avalanche
As avalanches são mais comuns durante o inverno e a primavera, quando a queda de neve é maior. Além de ser perigosa para qualquer ser vivo em seu caminho, uma avalanche tem o poder de destruir florestas, estradas, ferrovias e até cidades inteiras.
Ainda assim, é importante destacar que, embora as avalanches pareçam ocorrer de forma repentina, existem sinais de alerta que permitem que os especialistas prevejam e até mesmo possam evitar que elas ocorram em certas ocasiões.
Quando é percebido um acúmulo desenfreado de neve em uma determinada região, os especialistas podem chegar a conclusão de que uma avalanche poderá acontecer em breve. Desse modo, explosivos podem ser usados em locais estratégicos para desencadear avalanches menores que, por sua vez, não representam perigo para pessoas ou para as propriedades locais.
Os perigos das avalanches
Um dos principais perigos que envolvem pessoas atingidas por avalanches é a falta de noção de qual caminho elas devem seguir para sair de grandes porções de neve acumulada. Algumas vítimas de avalanche tentam cavar seu caminho numa direção que acham que é a correta, mas muitas vezes acabam cavando para o lado errado, principalmente quando se encontram de cabeça pra baixo sem saber.
Por conta disso, as pessoas presas em uma avalanche podem tentar “nadar” até o topo da neve em movimento para ficar o mais próximo possível da superfície. Uma vez que a avalanche parar, recomenda-se cavar um pequeno espaço para permitir a criação de um espaço para a passagem do ar.
Leia Também: Os piratas realmente faziam suas vítimas caminharem na prancha?
Leia Também: Como os cientistas definem a aparência dos dinossauros?
Somente depois de conseguir respirar normalmente é que recomenda-se dar o seu melhor para descobrir qual é o caminho correto para cavar e seguir nessa direção com o objetivo de alcançar a superfície e sinalizar aos socorristas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉