no

Como alguns insetos conseguem subir nas paredes?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que os insetos utilizam estratégias muito interessantes para subir em paredes.

A razão pela qual a maioria dos animais não consegue andar em paredes é devido a uma força chamada gravidade, afinal, ela “puxa” tudo baixo. No entanto, isso não parece ser um obstáculo para alguns insetos, pois eles conseguem andar facilmente até mesmo em tetos! Então, qual é a explicação por trás disso?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que os insetos utilizam estratégias muito interessantes para alcançar estas proezas.

Os principais fatores que permitem aos insetos subir em paredes

como alguns insetos conseguem subir nas paredes 1
Foto: Max Pixel

Primeiramente, é preciso ter em mente que, embora as paredes pareçam completamente lisas para nós, elas são, na verdade, cobertas por minúsculos buracos e lacunas. Pequenos animais, como formigas ou aranhas, têm pés muito pequenos e muitas vezes contam com centenas de milhares de pelos e cerdas nas pernas e nos pés, de modo que eles podem encaixar facilmente nestes locais.

Ainda assim, há mais coisas envolvidas do que apenas isso. Por exemplo, os insetos se prendem a paredes e tetos usando algo chamado “forças de van der Waals”. Em suma, essas forças se referem a quando moléculas minúsculas, como as presentes nos pelos microscópicos na extremidade dos pés dos insetos, pressionam-se muito perto de outras moléculas e “grudam” na superfície em questão.

Se pudéssemos colocar os pés em uma parede, sempre haveria pequenos espaços entre nós e a parede, impedindo a ação de “grudar” na superfície. No entanto, se um inseto minúsculo, com pés ainda menores, empurrar seus pelos contra uma parede, as moléculas nos fios podem grudar nas moléculas na parede.

Evidentemente, a aderência é fraca, mas com bastante pelos grudados na parede é suficiente para manter os insetos no teto. Como a aderência ocorre por causa de uma força molecular, isso significa que os insetos podem grudar em uma superfície úmida ou seca, e podem até conseguir aderência em superfícies notoriamente lisas, como o vidro.

Peso e tamanho também contribuem

como alguns insetos conseguem subir nas paredes 2
Foto: Max Pixel

Além do que já foi citado, é importante levarmos em consideração que os insetos tendem a ser muito pequenos e leves. Na prática, animais mais leves têm uma força gravitacional menor agindo sobre eles para puxá-los para baixo. Neste caso, a aderência da força de van der Waals é mais poderosa que as forças da gravidade, então o inseto “gruda” na superfície com mais facilidade.

Por sua vez, os pelos e cerdas nos pés dos insetos aumentam a área de contato com a superfície, dando ao inseto um a capacidade de fixação em paredes. Consequentemente, isso torna os insetos realmente bons em se segurar em locais íngremes.

Substâncias viscosas também ajudam insetos a subir em paredes

como alguns insetos conseguem subir nas paredes 3
Foto: PxHere

Alguns insetos também são capazes de produzir uma substância pegajosa, geralmente feita de açúcares e óleos, que funciona como uma cola, dando-lhes um poder de aderência ainda melhor para ficar presos em paredes e tetos. De fato, se você olhar bem de perto por onde uma mosca passou, poderá ver pequenas pegadas gordurosas na região.

A maioria dos insetos também conta com pequenas garras no final de suas pernas. Embora essas garras os ajudem principalmente a segurar as coisas, elas também impedem que os insetos fiquem presos às superfícies para sempre.

Leia Também: Porque as gatas mudam os filhotes de lugar?
Leia Também: Por que existem tão poucas crateras de impacto na Terra?

Por fim, vale mencionar que não são apenas os insetos que podem andar em paredes e tetos. Alguns répteis e anfíbios, como lagartixas e pererecas, também podem “grudar” em superfícies complexas. Isso geralmente se deve aos mesmos princípios: estruturas capazes de aumentar a área de aderência, muitos pelos minúsculos e uma secreção de muco pegajoso.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Toronto, Canadá

12 curiosidades incríveis sobre o Canadá

Bebê recém-nascido reconhece a mãe

Como um bebê recém-nascido reconhece a mãe?