Você já deve ter comido uma maçã pelo menos uma vez na vida, mesmo que não seja a sua fruta favorita. A verdade é que essa é uma das frutas mais populares e comuns de achar em comércios e super mercados, não é mesmo?
Também é de conhecimento comum que as sementes da maçã podem ser venenosas, você já deve ter ouvido isso em algum lugar, certo? Mas será que realmente comer essas sementes podem te matar? É o que vamos descobrir hoje, vamos lá?
As sementes da maçã são realmente venenosas?
Sim, essas sementes podem ser realmente venenosas, mas fique tranquilo, se você comer alguma por acidente, principalmente em seu estado natural, elas podem não te fazer mal. Mas caso estejam esmagadas, aí sim que elas oferecem um risco.
Uma vez que as sementes da maçã chegam ao nosso intestino, por serem composta de amigdalina, elas se desovem e viram cianeto de hidrogênio que é altamente venenoso, podendo matar em minutos nos casos de uma dose letal.
Lembrando que também é muito importante de mencionar que não é apenas a semente da maçã que é composta dessa forma, na verdade, outras frutas como cerejas e peras também tem a mesma composição e podem sim causar os mesmos efeitos — se comidas nas grandes quantidades necessárias para fazer mal, é claro.
Leia também: Qual a funcionalidade das moscas no meio ambiente?
É comum morrer por causa da ingestão dessas sementes?
Pode ficar tranquilo que a morte causada pela ingestão dessas sementes são felizmente bem incomuns. Para que esse consumo seja letal, o humano adulto precisa ingerir pelo menos mais de 150 dessas sementes trituradas ou mastigadas.
Se você engolir uma por acaso uma inteira — considerando seu tamanho pequeno — ela não será ofensiva, pois nem chegará a produzir cianeto de hidrogênio.
E mesmo que você mastigue uma dessas sementes, o nosso corpo tem a capacidade de trabalhar com pequenas quantidades de cianeto, então muito provavelmente não irá acontecer nada com você.
Leia também: Flores: 5 flores que são venenosas para você tomar cuidado
Bom, agora você já sabe que a semente da maçã possui sim um veneno, melhor tomar cuidado quando for ingerir. Mesmo que uma pequena quantidade não seja o suficiente para te matar, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Agora você já sabe qual é o veneno que faz parte da maçã que você come. Interessante como um alimento tão comum pode ter algo tão perigoso, mais um desses mistérios da natureza.