Hoje em dia com o uso da tecnologia crescendo cada vez mais, os e-games e outros aplicativos se tornaram uma febre mundial, mas é claro que todo mundo sabe que nem sempre foi assim. Se você foi uma criança nos anos 2000, você lembra de vários brinquedos e jogos tradicionais que eram nossa fonte de diversão, uma vez que a tecnologia não era tão popular assim.
A verdade é que o uso de brinquedos manuais vão cada vez se extinguindo mais e sua produção vai ficando cada vez mais rasa para uso popular e levemente vai se concentrando apenas em seus colecionadores. Mas hoje, nos vamos relembrar os melhores brinquedos dos anos 2000. Vamos lá?
Os brinquedos dos anos 2000
Mini Game: Eu particularmente amava o mini game, especialmente os jogos de corrida. O design dos games eram feitos todos em pixel e esse brinquedo era muito mais acessível para quem não podia comprar um Super Nintendo ou um Playstation. O aparelho original não contava com uma grande opção de jogos, mas suas versões que foram lançadas posteriormente contavam com muito mais.
Tamagotchi: Você ainda lembra do tamagotchi? Sim, esse bichinho virtual foi uma febre muito antes do Pou existir. Era preciso deixar seu animal limpo, alimentado e feliz para que ele tivesse uma longa vida — a bateria durava bastante. Existiam várias versões do tamagotchi como cores e tamanhos diferentes, e até mudando a ‘espécie do animal’.
Bambolê: Muito utilizado hoje para prática de exercícios físicos e queima de calorias, o bambolê era um brinquedo para as crianças dos anos 2000. De início pode até parecer fácil, mas não é só o esforço físico que conta, é também preciso de muito equilíbrio e concentração para o manter girando.
Cara a cara: Esse jogo para se brincar em dupla, também é conhecido como ‘Quem sou eu?’, ele consiste em descobrir qual personagem foi escolhido pelo seu amigo através de poucas perguntas. Recentemente esse brinquedo voltou a ficar em alta em algumas partes dos Estados Unidos e se tornou um viral do Tiktok por lá.
Leia também: Peter Pan: A origem do personagem
Pião: A diversão baseada no maior nível de simplicidade possível. Todo o brinquedo consistia em puxar uma corda e deixar seu pião girar.
Laptop da Xuxa: Um dos maiores sonhos de consumo das crianças da época era o laptop da Xuxa, ele não utilizava internet e nem nada muito tecnológico, mas era cheio de jogos. Com a Xuxa em seu auge da carreira para o público infantil, praticamente todos os produtos que ela lançava era um sucesso absoluto.
Bate-bate: Esse brinquedo ficava cada vez melhor quando a velocidade e o ritmo do bate-bate entre as bolas iam aumentando. É claro que alguns machucados apareciam durante o processo, mas era tudo parte da diversão, não é mesmo?
Cartinhas: Impossível esquecer das icônicas cartinhas, elas existiam de vários personagens e de muitos desenhos diferentes. Era muito comum jogar contra os amigos e ver qual cartinha era mais forte, o vencedor ganhava todas as cartinhas que o outro havia jogado e perdido. Tem muita gente que ainda guarda elas como uma recordação — e quando digo ‘muita gente’ eu me incluo nesse meio.
Leia também: Dragon Ball: Os vilões mais inesquecíveis
Apesar de serem bem mais raros de encontrar hoje em dia, esses brinquedos ainda podem ser achados para comprar em sites muito específicos da internet. E se você deseja adquirir algum deles, é melhor ir preparando o bolso, já que em sua maioria, eles possuem um preço bastante elevado nos dias atuais.
Os anos 2000 foram, possivelmente, o ano que os brinquedos mais estiveram em alta. O consumo de compra e recompre sempre que eram lançadas versões novas, imita muito o que acontece com os celulares hoje em dia.