Você já viu uma girafa dormindo? Provavelmente não. Dito isto, você já pensou em como um animal com um pescoço tão longo pode dormir confortavelmente? Será que as girafas dormem em pé ou deitadas?
Bem, como você deve ter adivinhado, os hábitos de sono de uma girafa são muito diferentes dos outros animais! Ao longo deste artigo, analisaremos como as girafas dormem, ao mesmo tempo em que também abordaremos quanto tempo as girafas passam descansando e por quê. Você vai ver que a complexidade das girafas vai muito além do pescoço longo que elas apresentam.
Quanto tempo as girafas dormem?
Antes de falarmos sobre como as girafas dormem, precisamos entender quanto tempo por dia elas passam dormindo. Pois bem, assim como a maioria dos outros animais, as girafas precisam descansar para recuperar energia e se desenvolver normalmente. No entanto, nem todos os animais compartilham os mesmos hábitos de sono. Cada espécie evoluiu para dormir da maneira mais produtiva e menos arriscada possível.
As girafas estão entre os animais que menos dormem, não só porque dormem muito pouco, mas também devido à sua incapacidade de dormir profundamente. No total, essas criaturas descansam no máximo duas horas por dia, sendo que essas duas horas geralmente são distribuídas ao longo do dia na forma de cochilos de 2 a 10 minutos
Muitas girafas adultas dormem apenas meia hora por dia na natureza selvagem. Da mesma forma como ocorre em muitas outras espécies, as girafas bebês precisam dormir mais do que as adultas e geralmente passam longos períodos contínuos de tempo dormindo.
Por que elas dormem tão pouco?
Na natureza, as girafas não conseguem dormir por longos períodos de tempo porque vivem em savanas abertas. Desse modo, a hipótese mais aceita sugere que dormir muito as tornaria vulneráveis a predadores. Portanto, cochilos curtos, em vez de uma longa noite de sono, podem ajudá-las a evitar ataques de predadores.
As girafas mais jovens podem dormir por períodos mais longos, pois as que já são adultas ficam de olho e as protegem de predadores. Em cativeiro, as girafas precisam estar menos alertas e, portanto, tendem a dormir mais, às vezes até 4,5 horas e geralmente à noite.
Outra hipótese sugere que as girafas não dormem muito por causa de seus hábitos alimentares e pelo fato de que passam grande parte do dia ruminando. Como regurgitam o alimento e o mastigam novamente, elas precisam permanecer ativas por mais tempo. Ainda assim, o fato é que as girafas podem cochilar enquanto ainda mastigam.
As girafas dormem em pé ou deitadas?
Já discutimos até aqui algumas características das girafas e seus hábitos de sono. Agora, a grande questão é: como exatamente as girafas dormem? Bem, por causa de sua estrutura corporal incomum, as girafas desenvolveram posturas únicas para dormir e descansar.
As girafas adultas geralmente dormem em cochilos curtos e em pé. Dessa forma, eles podem reagir rapidamente em caso de perigo. Deitar torna mais difícil para elas em meio a uma eventual fuga, aumentando suas chances de serem vítimas de um ataque. Quando uma girafa dorme em pé, seu pescoço geralmente relaxa e sua cabeça pode inclinar-se para a frente.
Ainda assim, as girafas também podem dormir em postura reclinada (foto acima). Essa postura de sono semelhante a um cisne é mais comum entre as girafas jovens e está associada a um sono mais profundo. As girafas adultas podem ocasionalmente dormir nessa postura também, embora apenas por períodos muito curtos de tempo.
Leia Também: Os gatos dormem quantas horas por dia?
Leia Também: Por que os gatos têm bigodes?
É importante deixar claro que dormir em pé não é exclusividade das girafas. Outras espécies que correm riscos semelhantes de serem atacadas (e que também são ruminantes) compartilham desse hábito; burros, vacas, ovelhas e cavalos são alguns exemplos.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉