Certamente você já viu milhares de formigas em sua vida, ao mesmo tempo em que deve ter percebido que essas criaturas costumam se mover rapidamente e parecem trabalhar de maneira incansável. Consequentemente, todo esse ritmo frenético levanta uma questão interessante: afinal de contas, as formigas dormem?
Como você verá ao longo deste artigo, as formigas realmente dormem, mas as características do sono de cada uma delas dependem das funções que desempenham. As operárias, por exemplo, são as que menos descansam, pois têm que manter a colônia em funcionamento o tempo todo.
Como as formigas dormem
Um estudo relatado pela BBC baseou-se em formigas-de-fogo (gênero Solenopsis) para responder a esta pergunta. Essas criaturas também são conhecidas como formigas-vermelhas e representam uma unidade taxonômica de formigas picadoras com mais de 280 espécies no mundo.
Graças aos resultados do estudo, descobriu-se que essas formigas realmente dormem, mas o tempo de sono depende da posição social que elas ocupam. As rainhas, por exemplo, vivem maravilhosamente nesse sentido, pois dormem 9 horas e 24 minutos por dia, em média.
As operárias, por outro lado, dormem 4 horas e 48 minutos por dia através de centenas de cochilos curtos. Cada episódio de sono dura cerca de 66 segundos, sendo que esse ato é repetido cerca de 253 vezes por dia. Essa diferença na maneira de descansar explica porque as rainhas vivem muito (6 anos ou mais), enquanto que as operárias vivem apenas alguns meses.
Com essa estratégia, a colônia garante que sempre haja um número suficiente de formigas operárias acordadas a qualquer momento. Assim, elas promovem uma maior proteção à sociedade conjunta.
O curioso sono das formigas operárias
Como as formigas-de-fogo geralmente vivem no subsolo, seus padrões de sono não são determinados por ritmos circadianos. Sendo assim, as operárias descansam em intervalos irregulares e não todas ao mesmo tempo.
Na prática, tudo isso significa que pelo menos 80% da população dos formigueiros costuma estar acordada e ativa a qualquer momento. Desse modo, uma colônia nunca fica sem vigilância, pois sempre há formigas operárias disponíveis quando surge a necessidade.
As rainhas até sonham!
É importante notar que as rainhas descansam de duas maneiras diferentes: com as antenas parcialmente eretas e suas bocas abertas, ou com suas antenas dobradas e suas bocas fechadas.
A última forma indica um sono muito mais profundo, o que sugere que as rainhas até sonham, visto que elas muitas vezes movem suas antenas dobradas quando dormem profundamente. Essa ação pode ser semelhante ao movimento rápido dos olhos que pode ser percebido em vertebrados.
Leia Também: Quais as diferenças entre o vôlei de praia e o vôlei de quadra?
Leia Também: Quantos satélites orbitam a Terra?
As operárias, ao se engajarem em trabalhos de alto risco, garantem às rainhas uma vida longa. Surpreendentemente, como mencionamos antes, as rainhas podem viver por cerca de 6 anos sem qualquer dificuldade (embora em algumas espécies vivam bem mais). Por outro lado, a vida útil das operárias é de 6 meses a um ano, sendo que elas podem morrer de velhice ou de algum acidente enquanto buscam comida.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉