Quando se trata da lista de espécies ameaçadas, alguns animais se destacam como celebridades: ursos-polares, pandas-gigantes e leopardos-das-neves. Mas, infelizmente, a lista é tão extensa que existem muitos animais que você pode nunca ter suspeitado que podem ser extintos em breve.
Algumas dessas espécies estão sendo extintas por meio da seleção natural, mas outras estão sendo condenadas à extinção por fatores provocados pelos humanos. Ao longo desse artigo, nós vamos conhecer alguns desses animais que poucas pessoas sabem que podem ser extintos.
1. Zebras
Um verdadeiro ícone das planícies africanas e uma atração indispensável em qualquer documentário sobre vida selvagem, a zebra está realmente em apuros. Especificamente, é a zebra-de-grevy que mais está em perigo.
Existem várias espécies de zebras na África, incluindo a zebra-da-planície, a zebra-da-montanha e a zebra-de-grevy. Entre essas espécies, a zebra-da-montanha é considerada vulnerável e a zebra-da-planície está quase ameaçada, mas a zebra-de-grevy é a que certamente está em apuros. Estima-se que menos de 2.000 indivíduos dessa espécie ainda existam na natureza.
2. Girafas
As girafas são praticamente parte integrante da paisagem da África, erguendo-se como árvores nas pastagens. A maioria das espécies de girafas não é uma grande preocupação para os conservacionistas, mas uma subespécie da girafa-do-norte, a girafa-núbia, está criticamente ameaçada.
Essa espécie de girafa experimentou um declínio populacional de 95% ao longo de 30 anos. A sua população total é estimada em 650 indivíduos que podem ser encontrados principalmente na Etiópia e no Sudão do Sul.
3. Pavões
É difícil alguém pensar nos pavões como animais ameaçados de extinção, até porque podemos encontrá-los em praticamente qualquer parque de vida selvagem, zoológico ou até mesmo em uma fazenda comum. No entanto, existem subespécies deste pássaro extravagante que estão em perigo de extinção, incluindo o faisão-pavão de Bornéu e o faisão-pavão de Hainan da ilha de Hainan, China.
Para ambas as espécies, a perda de habitat é um fator crucial que explica seu declínio. Estima-se que cerca de 600 a 1.700 faisões-pavão de Bornéu e entre 250 e 1.000 faisões-pavão de Hainan ainda restam no mundo.
4. Golfinhos
Até mesmo o mais carismático dos animais não está livre da lista de criaturas que podem ser extintas. O golfinho-de-rio-do-sul-da-ásia tem duas subespécies baseadas nos sistemas fluviais em que são encontrados: o golfinho-do-ganges e o golfinho-do-indo. Embora um grande esforço tenha sido feito para pesquisar e conservar ambas subespécies, ainda se conhece relativamente pouco sobre elas.
Dos golfinhos-do-ganges restam cerca de 3.500 indivíduos, enquanto existem cerca de 1.200 a 1.800 golfinhos-do-indo sob as mesmas condições de ameaça.
5. Beija-flores
Embora você possa ver um bando de beija-flores ao redor do alimentador de água com açúcar que você colocou em seu jardim, algumas espécies de beija-flores estão realmente listadas como ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Leia Também: O que causou a extinção dos dinossauros?
Leia Também: Qual a diferença entre jacarés e crocodilos?
Algumas dessas espécies incluem o beija-flor-de-oaxaca, com cerca de 600 a 1.700 indivíduos adultos remanescentes; o beija-flor-do-mangue, descoberto em 2005 e que vive ao longo da costa do Pacífico da Costa Rica; e o beija-flor-de-barriga-castanha, uma espécie quase ameaçada encontrada na Colômbia e que conta com cerca de 10.000 a 20.000 indivíduos restantes.
Uma pena ver esses animais correndo o risco de serem extintos, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!