Ao longo de sua vida, muito provavelmente você já deve ter se deparado com a bandeira do Japão. Ao contar com um único círculo vermelho (círculo do sol) que se destaca em meio a um fundo branco, essa bandeira tem intrigado muita gente por sua aparente “simplicidade”.
No entanto, embora pareça muito simples à primeira vista, esta bandeira está repleta de simbolismo e história, como veremos ao longo deste artigo.
A história da bandeira do Japão
Para entender o verdadeiro significado da bandeira japonesa, devemos compreender primeiramente alguns detalhes da história do Japão e a mudança de percepção dos japoneses com relação aos seus símbolos nacionais.
Vale destacar que não há nenhuma evidência irrevogável de quando a bandeira japonesa foi criada, mas há muitas referências a ela, bem antes de ela ser usada como um símbolo nacional. Por exemplo:
- Em uma carta ao imperador chinês, no início do século 7, o imperador japonês se refere a si mesmo como “o imperador do sol nascente”;
- Durante a invasão mongol no século 13, os sacerdotes budistas japoneses deram uma bandeira com um desenho do “círculo do sol” ao líder militar do Japão conhecido como shōgun;
- Em 1854, a bandeira com o círculo vermelho passou a ser usada para identificar os navios japoneses quando o Japão começou a desenvolver relações diplomáticas e comerciais com a Europa, tornando-se a bandeira comercial oficial em 1870.
Com a chegada de conflitos e guerras, a bandeira começou a ganhar relevância patriótica e passou a ser vista com frequência nas comemorações após as vitórias. Durante este período, o patriotismo japonês estava em plena expansão, sendo até mesmo ensinado como uma virtude. Alguns exemplos de uso do círculo do sol naquela época também incluíam:
- Os soldados recebiam bandeiras como amuletos da sorte com uma prece para voltar em segurança da guerra. Estas bandeiras da sorte eram conhecidas como Hinomaru Yosegaki (日 の 丸 寄 せ 書 き);
- Eventualmente, os pilotos Kamikaze passaram a usar uma bandana branca com o círculo vermelho no centro. Essa bandana, conhecida no Japão como hachimaki (鉢 巻), ainda é usada como um símbolo de esforço e perseverança.
Em 1999, uma lei foi aprovada para definir a bandeira do sol nascente (Hinomaru) como símbolo nacional. Curiosamente, a aprovação da lei foi motivada pelo suicídio do diretor de uma escola em Hiroshima que não conseguira resolver uma disputa entre seu conselho escolar e seus professores sobre o uso da bandeira e do hino nacional.
Outras bandeiras japonesas
Como muitos outros países, a bandeira do Japão evoluiu ao longo do tempo. No século passado, a bandeira contava com o círculo do sol no centro rodeado por 16 raios e era comumente usada pelo Exército Imperial Japonês. A Marinha Imperial Japonesa tinha uma bandeira semelhante, mas o círculo ficava localizado ligeiramente à esquerda.
Ambas as bandeiras deixaram de ser usadas no final da Segunda Guerra Mundial, pois não eram bem-vistas no período pós-guerra. A antiga bandeira da Marinha Imperial Japonesa foi re-adotada em 1954 pela Força de Autodefesa Marítima do Japão e ainda está sendo usada nos dias atuais.
Já as Forças de Autodefesa do Japão e a Força de Autodefesa Terrestre do Japão utilizam uma bandeira com borda dourada e o círculo do sol cercado por 8 raios.
O Japão também tem 47 bandeiras que representam suas prefeituras (províncias). Assim como a bandeira nacional, as bandeiras das prefeituras são compostas por um símbolo sobre um fundo monocromático.
Uma palavra final
Como você pode ver, a história da bandeira japonesa nunca foi tão simples como o seu design atual. O seu uso constante em guerras, por exemplo, não ajudou as pessoas a aceitá-la facilmente. É por isso que houve muitos incidentes relacionados à bandeira, embora suas cores tenham um belo significado.
Hoje em dia, a cor branca da bandeira representa a honestidade e integridade do povo japonês. Quanto ao círculo vermelho, ele simboliza a deusa do sol Amaterasu (天 照), ancestral dos imperadores do Japão. Além disso, o círculo do sol também faz alusão ao fato de que o país é comumente chamado de “terra do sol nascente”, pois está localizado no extremo leste do continente asiático.
Leia Também: Por que os piratas usavam tapa-olho?
Leia Também: Por que os dentes não são considerados ossos?
Com isso em mente, podemos dizer que embora tenha uma história um tanto conturbada, a bandeira japonesa reflete bem a trajetória de luta e perseverança de seu povo.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉