Cada pessoa que lê este artigo tossiu pelo menos algumas vezes na vida. Mais provavelmente, foram algumas centenas ou milhares! Claro, se você tem um sistema imunológico espetacular e viveu em uma bolha por toda a vida, então talvez você nunca tenha tossido, mas para a maioria dos humanos normais, a tosse é uma parte natural da vida.
No entanto, você já parou para pensar sobre por que tossimos? Ou como o processo ocorre em nosso corpo?
A tosse é um reflexo natural, mas quando você pensa a respeito, percebe que ela é um evento violento e devastador que muitas vezes pode resultar em reações dolorosas, ainda que nosso corpo consiga executá-la naturalmente e quase inconscientemente.
Ao longo deste post, nós vamos explorar os detalhes por trás da tosse, mas antes de nos aprofundarmos no “como” da questão, talvez devêssemos focar primeiramente nas causas da tosse.
Afinal, por que tossimos?
Em primeiro lugar, é importante saber que não existe uma única causa para a tosse, mas é fato que todas as tosses têm como objetivo nos proteger de alguma forma. Se você inalar agentes poluentes ou irritantes do ar, isso afetará os pulmões e o trato respiratório, portanto, a tosse entra em cena para expelir esses intrusos rapidamente.
O mesmo se aplica à tosse associada a vírus e doenças; ou seja, se você está resfriado ou gripado, sua tosse funciona como uma tentativa do corpo de expelir o muco ou catarro, que é onde os germes vivem e prosperam. Da mesma forma, se você sofre de gotejamento pós-nasal, o acúmulo de catarro e muco escorrendo do nariz pode fazer com que você tussa e expulse essa substância indesejada.
Esse reflexo também pode ser causado simplesmente por um pedaço de comida que, de alguma forma, veio a obstruir a sua traqueia, causando uma reação em cadeia na epiglote, costelas e músculos abdominais. Além dessas, existem várias outras causas para a tosse, incluindo tabagismo, doença do refluxo ácido e apneia do sono.
Independente da causa, a tosse sempre serve para expelir um agente irritante. No caso específico da “tosse seca”, esta costuma ser o resultado de uma inflamação nos pulmões ou nas vias respiratórias. Tal situação pode causar um ciclo vicioso de tosse e inflamação, mas que pode ser amenizado por vários remédios naturais, como o mel.
Agora que sabemos o “porquê” da tosse, é hora de nos aprofundarmos no “como”.
Como tossimos?
Quando um agente irritante entra na traqueia, ele pode interromper nossa respiração e causar o reflexo da tosse. Lembre-se que esse agente pode ser qualquer coisa, incluindo muco, fumaça, excesso de água ou até mesmo um pedaço de comida (como um grão de arroz).
Quando algo obstrui o fluxo de ar ou irrita o trato respiratório, as cordas vocais se abrem mais do que o normal, o que aumenta a quantidade de ar que chega aos pulmões. Em seguida, a epiglote se fecha sobre a traqueia, interrompendo efetivamente o fluxo de ar.
Consequentemente, os músculos das costelas e abdominais se contraem, o que faz com que a pressão aumente atrás da epiglote, que se fechou. Essa pressão eventualmente faz com que o ar atravesse e seja expelido a uma taxa de velocidade muito alta, de até 160 km/h!
Uma palavra final
É importante deixar claro que todo esse processo pode acontecer em menos de um segundo, especialmente quando é desencadeado por agente irritantes muito fortes ou quando a traqueia acaba ficando severamente obstruída. O som de uma tosse, acredite ou não, é causado pelo ar em movimento rápido que passa pelas cordas vocais.
Além de fazer o conhecido “som de tosse”, o ar em movimento rápido também desaloja qualquer agente irritante ou obstrução que tenha causado o reflexo da tosse. Quando a respiração é restaurada aos níveis normais e todos os “intrusos” são expelidos, o reflexo de tosse para e o alívio retorna ao corpo.
Leia Também: Por que os dentes não se regeneram?
Leia Também: O que acontece se uma pessoa ficar sem dormir por dias?
Portanto, da próxima vez que você tiver um ataque de tosse bastante intenso, não fique bravo com seu corpo por ter uma reação aparentemente tão exagerada. Na verdade, em casos desse tipo, você deve agradecer aos reflexos do seu corpo por mais uma vez protegê-lo de algo que teria o potencial de te fazer muito mal!
Embora incômoda, como tossimos é muito importante para a nossa saúde, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉